Verificador de Assinaturas Digitais

Você recebeu um documento, autenticado por meio do Certificado Digital, e quer ter a certeza de que ele foi assinado dentro dos padrões da ICP-Brasil e que, portanto, tem respaldo jurídico? Ou que a assinatura digital ainda está no “prazo de validade”?

Para isso, você pode utilizar o Verificador de Assinaturas, funcionalidade disponibilizada no Portal de Assinaturas do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação - ITI.

O Verificador de Conformidade do Padrão de Assinatura Digital ICP-Brasil é um serviço gratuito disponibilizado pelo ITI. Com o verificador você pode aferir se um arquivo assinado com certificado ICP-Brasil está em conformidade com o DOC-ICP-15. Atualmente o sistema verifica os padrões CAdES, XAdES e PAdES. Melhor visualizado nos navegadores Mozilla Firefox e Google Chrome.

Passo a Passo:

  1. Acesse a página https://verificador.iti.gov.br/;
  2. Aceite o Termo de Responsabilidade, conforme imagem abaixo;

3. Verificando a Assinatura

• Na tela inicial do Verificador clique em SELECIONAR ASSINATURA:

4. Em seguida, selecione o arquivo que deseja verificar e clique em Abrir:

• Se o arquivo carregado estiver em um dos 3 formatos aceitos (.p7s, .xml, .pdf) irá habilitar o botão “VERIFICAR CONFORMIDADE”:

Pronto! Ao clicar em VERIFICAR CONFORMIDADE será possível saber se o arquivo de assinatura é Válido ou Não.

 

Perguntas frequentes

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.