Iagro e CRMV-MS facilitam credenciamento de médicos veterinários para atuação como RT em eventos com aglomeração animal

  • Publicado em 15 jul 2025 • por Lissandra Daudt Baron •

  • A atuação dos médicos-veterinários como Responsável Técnico (RT) em eventos pecuários com aglomeração de animais no Mato Grosso do Sul ficou mais prática e acessível. A IAGRO, em parceria com o Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul (CRMV-MS), promoveu dois ajustes que reduzem a burocracia e aumentam a agilidade no processo de credenciamento.

    A primeira mudança é na capacitação obrigatória para RTs, que agora está disponível em formato EAD gravado, permitindo que os profissionais realizem o curso quando quiserem, sem depender de agendas específicas. O curso segue todas as exigências legais e está disponível gratuitamente na Plataforma EAD do CRMV-MS. Credenciamento de Médico Veterinário Autônomo para atendimento a eventos com aglomerações de animais – CRMVMS

    O segundo avanço é a publicação da PORTARIA/IAGRO/MS Nº 3.758/2025, que revoga os anexos da Portaria nº 3.524/2015. O número de formulários para o credenciamento caiu de quatro para apenas um, simplificando significativamente o protocolo a ser entregue à Iagro.

    Mato Grosso do Sul realiza cerca de 1.500 eventos pecuários com aglomeração animal por ano, e atualmente conta com 318 médicos veterinários credenciados junto à Iagro para atuação como RT.

    “Essa mudança representa uma oportunidade concreta de ampliação de mercado para os profissionais veterinários, especialmente na sua função como Responsável Técnico. É um avanço que fortalece o papel do médico-veterinário nas cadeias produtivas do Estado”, destaca o presidente do CRMV-MS, Thiago Leite Fraga.

    Já o diretor-presidente da IAGRO, Daniel Ingold, ressalta: “Valorizamos profundamente a parceria com o CRMV-MS. Garantir que mais profissionais possam atuar como RTs nos eventos é ampliar o alcance da medicina veterinária e fortalecer o controle sanitário em Mato Grosso do Sul.”

    Os eventos com aglomeração animal fazem parte da avaliação do Serviço Veterinário Oficial no escopo da auditoria QualiSV, conduzida pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). O fortalecimento da atuação técnica contribui diretamente para a sanidade animal e segurança da população.

    Para mais informações sobre os serviços da IAGRO e o processo de credenciamento, consulte a carta de serviços oficial Portal Único ms.gov.br

     

    Informações e foto: Iagro

     

    Categorias :

    Termo de Cooperação

    Veja Também