O Laboratório de Análises de Solos e Corretivos Agrícolas (LABSOLOS/IAGRO) recebeu o Certificado de Excelência do Programa de Análise de Qualidade de Laboratórios de Fertilidade – PAQLF/ Embrapa que atesta o comprometimento e competência com que a IAGRO trabalhou ao longo do último exercício interlaboratorial, o que o torna apto a usar o Selo de Qualidade PAQLF 2021.
Desde 1998, a Embrapa Solos coordena o Programa de Análise de Qualidade de Laboratórios de Fertilidade (PAQLF), que utilizam o método Embrapa de Análise de Solos. O selo de qualidade PAQLF/EMBRAPA, é um parâmetro que atesta o desempenho satisfatório dos participantes perante seus clientes externos.
De acordo com a responsável pelo LABSOLOS, a FEA, Mestre em Química, Wellyta de Oliveira Ferreira, a participação dos laboratórios é voluntária e participam do ensaio mais de 100 laboratórios de fertilidade de todas as regiões do país.
O PAQLF
A Embrapa Solos coordena o Programa de Análise de Qualidade de Laboratórios de Fertilidade (PAQLF). Este programa foi instituído em 1992 e dele participam os laboratórios que utilizam o Método Embrapa de Análise de Solos.
A participação dos laboratórios é voluntária e de âmbito nacional. Atualmente fazem parte do PAQLF cerca de 140 laboratórios de fertilidade de todas as regiões do país.
Em seu início, o PAQLF teve como objetivo proporcionar um meio de avaliação e de correção da qualidade analítica dos laboratórios participantes. Com a adoção do Selo de Qualidade a partir de 1998, o PAQLF, também passou a funcionar como um meio de atestar o desempenho satisfatório dos participantes perante seus clientes externos.
O Método Embrapa
O conjunto de metodologias adotado pelo PAQLF inclui as extrações de P e K com a solução Mehlich-1, de Ca, Mg e Al com o KCl 1M, a determinação de pH em água, além da determinação da matéria orgânica pelo método olorimétrico, calibrado com o método Walkey-Black modificado.
Opcionalmente, o laboratório participante do PAQLF pode realizar as determinações de micronutrientes, granulometria, além de pH em cloreto de cálcio e de enxofre, para que tenha conhecimento da qualidade de suas determinações, mesmo tais resultados não sendo de apresentação obrigatória.
A implementação do método Embrapa de Análise de Solos foi produto do programa denominado Soil Testing, resultado do acordo de cooperação internacional entre o Ministério da Agricultura, representado pela antiga Equipe de Pedologia e Fertilidade do Solo (atualmente Embrapa Solos) e a Universidade de Carolina do Norte, com o apoio da USAID.
Esse programa visava, principalmente, os aspectos de automação, uniformização, experimentação e calibração de métodos para as análises (Silva et al., 1998) e impulsionou, de forma significativa, a análise de solo no Brasil a partir da década de 60.