Consórcios Municipais são incentivados pela Iagro e Mapa a aderirem ao SISBI POA

Categoria: AÇÃO ESTRATÉGICA, COMPROMISSO, DIPOA, Produtos de Origem Animal, SELO ARTE, SIE/MS | Publicado: quarta-feira, novembro 25, 2020 as 10:03 | Voltar

PROJETO CONSIM: Projeto de ampliação de mercado de produtos de origem animal (POA) para consórcios públicos de municípios.

O objetivo do projeto é de orientar tanto os consórcios para que a inspeção nos municípios que compõem os consórcios seja harmonizada e considerada equivalente ao Mapa para adesão ao SISBI (Sistema Brasileiro de Inspeção) e possibilitar a ampliação de mercados de POA do nível local para o nível nacional.

É a primeira vez que é realizado um trabalho de orientação e apoio dessa forma, onde foram selecionados no primeiro semestre, entre 55 consórcios interessados, 12 consórcios que envolveram as regiões Sul, Sudeste, Centro Oeste e Nordeste. Foram selecionados 2 consórcios de municípios no MS, o CONISUL com sede em Iguatemi e o COINTA, com sede em Coxim.

A intenção é trabalhar de forma articulada, como prevê o Suasa (Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária), articulando o nível Federal, com o nível Estadual (Iagro) e o Serviço Municipal nesses casos, em função do projeto que são municípios consorciados.

O projeto começou efetivamente no meio do ano, em função do atraso da pandemia e vai encerrar entre março e abril de 2021, e com isso, pretende-se reduzir o prazo médio de adesão dos consórcios de 3 anos para aproximadamente 1 ano com a orientação e assessoria que envolve tanto o Serviço de Inspeção quanto consultores especializados em pequenas agroindústrias e foram contratados pelo Instituto Interamericano de Cooperação para Agricultura que é um parceiro desse projeto do Mapa.

A participação da Iagro é importante nos debates e discussões, de forma que se tenha um alinhamento do nível Federal, Estadual e Municipal no Projeto.

Texto: FEA Almerinda de Moraes Mascarenhas (Dipoa/Iagro)

Publicado por: Iza Olmos Rodrigues de Lima