Viajantes

O que é a Peste Suína Africana (PSA)?

É uma doença mortal para os suínos domésticos e porcos selvagens e é causada por um vírus. A PSA não possui vacina ou tratamento. Essa doença não existe no Brasil, mas está presente em mais de 50 países atingindo 5 continentes.

 

A PSA acomete pessoas?

Não, ela acomete somente os suínos domésticos e porcos selvagens.

 

O que é feito para evitar a entrada da PSA no Brasil?

O MAPA realiza:

  • Fiscalizações de cargas e bagagens nos portos, aeroportos e postos de fronteira de ingresso no Brasil, por meio das equipes da Vigilância Agropecuária Internacional (VIGIAGRO), com utilização de cães farejadores treinados para a detecção de produtos de risco agropecuário.
  • Ações de intensificação da vigilância em saúde animal, além de outras medidas definidas em acordos internacionais de comércio.

O que você não pode trazer para o Brasil quando retornar de uma viagem?

Não traga linguiça, presunto, salsicha ou outros produtos de carne suína sem autorização do VIGIAGRO/MAPA.

 

O que você deve fazer caso queira trazer algum produto de origem animal para o Brasil?

Os produtos de origem animal trazidos do exterior devem ser declarados ao VIGIAGRO/MAPA.

 

Como você pode solicitar autorização ao VIGIAGRO/MAPA?

Os produtos de origem animal devem ser informados na Declaração Eletrônica de Bens do Viajante (e-DBV), devendo o viajante se apresentar à fiscalização aduaneira na fila de ingresso de Bens a Declarar.

 

Como você pode contribuir com a prevenção da PSA no Brasil?

Evite visitas às criações de suínos e caçadas no exterior e, ao retornar ao Brasil, não visitar criações de suínos e não participar de caçadas de porcos selvagens.

 

Qual será o impacto da PSA na sociedade e na economia brasileira?

Caso a PSA ingresse no Brasil, a doença será devastadora para a suinocultura com grande impacto negativo para as exportações de produtos de carne suína, bem como para o emprego e renda de muitas famílias brasileiras. A redução da produção de carne, decorrente da mortalidade dos animais, poderá ocasionar o desabastecimento no mercado interno e o aumento do preço de prateleira. Além disso, ocasionará gastos públicos e privados para a contenção e a erradicação da doença.

Onde notificar uma suspeita de PSA?

A notificação pode ser feita presencialmente ou por telefone em qualquer Unidade da Iagro. (lista com os endereços e telefones) ou pelos canais abaixo (ligação gratuita):

ÁREA ANIMAL
Emergência Sanitária ou denúncias
0800 0679 120

Deve-se notificar por qualquer meio de comunicação (presencial, telefone, e-mail ou pelo sistema informatizado e-SISBRAVET), para evitar a disseminação da doença.

Acesse o link e-SISBRAVET para notificação, clicando no banner abaixo:

Fonte: Mapa

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.