Os profissionais integram a equipe de fiscalização dos apiários em Mato Grosso do Sul
A solicitação foi feita pela coordenação estadual do Programa Nacional de Sanidade Apícola – PNSAp, que entende a necessidade de oferecer técnicas de manejo e segurança dentro dos apiários. Atualmente estão cadastrados na agência 539 apicultores e 12.644 colmeias que precisam atender as normas federais para um funcionamento eficiente.
De acordo com a coordenadora, Noirce Lopes da Silva, o estado implantou o plano de apicultura em 2011 e o crescimento da atividade criou uma demanda específica para os responsáveis pela fiscalização. “Os técnicos da Iagro são responsáveis pela fiscalização das normas de manejo e sanidade e alguns profissionais não têm familiaridade em trabalhar com as colmeias. Para evitar perigos para o técnico e as demais pessoas da propriedade, solicitamos ao Senar/MS uma capacitação que esclarecesse os procedimentos mais importantes”, detalha.
O responsável pelo curso é o médico veterinário e instrutor do Senar/MS, Gustavo Nadeu Bijos, que há 14 anos ministra qualificação em apicultura para o Senar/MS. Ele explica que no caso dos profissionais da Iagro, serão apresentados conhecimentos práticos e teóricos que possibilitarão o manuseio correto. “Os participantes têm acesso à informações que vão desde o histórico da apicultura até custos com a implantação do apiário. Além disso, explicamos a correta utilização de materiais de segurança, legislações especificadas do setor e transporte de colmeias”, destaca.
Para a qualificação oferecida aos técnicos da Iagro, Bijos revela que deve ser feita uma adaptação no conteúdo, a fim de otimizar o aprendizado. “Nosso foco será a área de defesa animal, por isso, daremos destaque a legislação, cadeia produtiva no Estado, materiais de segurança e manejo, e ainda, a coleta de material para análise laboratorial”, acrescenta o instrutor do Senar/MS.
Ao longo da última década, a apicultura vem apresentando potencial de crescimento e Mato Grosso do Sul registrou um diferencial ao receber a primeira Identificação Geográfica – IG ‘Mel do Pantanal’. Com esta certificação, cresceu o número de empresas e entrepostos para beneficiamento da produção.
A responsável técnica pelos cursos de Apicultura do Senar/MS, Samara Miyaki, considera que as capacitações podem contribuir para eficiência do trabalho cotidiano dos técnicos e fiscais da agência estadual. “Quando promovemos uma qualificação como esta, estamos contribuindo ainda que indiretamente, para o benefício do nosso público alvo que é o produtor rural”, considera.
Novos agendamentos – As capacitações de Apicultura Básica para os colaboradores da Iagro será realizada nos seguintes municípios: Ponta Porã (6 e 7 de agosto), Bela Vista ( 17 e 18 de agosto), Água Clara (13 e 14 de agosto), Coxim (31 de agosto e 1º de setembro) e Jardim (3 e 4 de setembro). Está confirmada a participação de 60 alunos e a carga horária será de 16 horas/aula.
Outra instituição pública que solicitou a capacitação de apicultura foi o Corpo de Bombeiros, com datas e turmas a serem definidas ainda este mês. O foco do curso será a captura de enxames em áreas urbanas e prevenção de acidentes com abelhas.
Senar/Famasul