Campo Grande (MS) – Pelo menos 17% da área onde houve o cultivo de soja em Mato Grosso do Sul, na ultima safra, já foi fiscalizado pela equipe da divisão de Defesa Sanitária Vegetal da Agência Estadual de Defesa Animal e Vegetal (Iagro) nestes primeiros trinta dias de período de vazio sanitário.
Buscando verificar a ocorrência de plantas voluntárias ou guaxas, que podem disseminar a ferrugem asiática nas lavouras de soja, ou ainda o plantio de soja no período destinado ao vazio, o grupo já verificou mais de 440 mil hectares, em cerca de 1.272 propriedades do Estado.
Na área verificada até o momento, segundo Filipe Portocarrero, Chefe da Divisão, e que corresponde a 17% da área plantada de soja na última safra, de 2.550.000 hectares, foram realizadas 13 autuações por existência de plantas voluntárias e 21 autuações por falta de cadastro da área.
Portocarrero acredita que a equipe cobrirá 75% da área plantada na ultima safra até o final do período de vazio sanitário, que termina dia 15 de setembro.
A previsão é de que haja novamente uma redução no número geral de autuações considerando o trabalho constante da equipe na divulgação das regras, mesmo durante outras ações da Iagro, nos últimos anos.
Kelly Ventorim