A terceirização de cria e recria começa a se tornar uma opção interessante para o produtor, pois acaba se tornando uma garantia de bons resultados, já que o prestador de serviços oferece um trabalho especializado e focado somente naquela atividade, alcançando a eficiência necessária e proporcionando resultados superiores aos obtidos pelo produtor, que necessita trabalhar com diversas atividades simultaneamente.
Em tempos de recessão, produzir com a máxima eficiência se torna uma obrigação para aqueles que visam manter-se de maneira sustentável na atividade. Ser eficiente é a única forma de garantir alguma lucratividade, já que atualmente a margem de lucro do produtor esta cada vez menor. A crescente necessidade por eficiência em todos os processos envolvidos na produção de leite faz com que o produtor necessite ser um bom administrador, um bom agricultor (para trabalhar suas terras e produzir alimento em quantidade e qualidade para seu rebanho), produzir leite de qualidade e em quantidade para gerar renda para a fazenda e, além disso, criar bem suas bezerras e novilhas, que são o futuro do seu rebanho.
Nesse sentido, a terceirização de serviços vem crescendo e tomando uma proporção interessante no setor, já que em muitas ocasiões não é possível ser eficiente em todas as atividades, acabando por causar prejuízos ao produtor que não consegue organizar de maneira satisfatória todos os processos envolvidos na produção de leite. Aqueles envolvidos na produção leiteira sabem que quanto antes formar e emprenhar uma novilha, mais cedo este animal começa a gerar renda, se pagando com a produção e, posteriormente, dando lucro ao produtor. Mas, nem sempre é o que acontece na prática. É muito comum presenciar em fazendas leiteiras novilhas com idade ao primeiro parto muito superior a 24 meses, o que demonstra certa falta de eficiência na criação das bezerras e novilhas.
O que acontece nas propriedades leiteiras é que o gado mais jovem, muitas vezes, é punido em prol do gado que já está produzindo, e é fácil entender o porquê. Qualquer problema que o plantel venha a sofrer, a prioridade da fazenda são as vacas em produção, pois estão gerando renda. Muitas vezes o produtor está mais focado na produção de leite e alimento para o rebanho, do que na criação das bezerras e novilhas, deixando um pouco de lado esta atividade, não demandando a atenção e tempo necessários para desempenhar um bom trabalho e gerar resultados satisfatórios neste setor.
Passamos ainda por outros problemas no decorrer do processo de criação de bezerras e novilhas: a mão de obra raramente é exclusiva, e muitas vezes o funcionário acaba não tendo a possibilidade de se dedicar o suficiente para desempenhar um bom trabalho. Por isso, é muito comum nos depararmos com altas taxas de mortalidade e baixos índices de desenvolvimento na criação de bezerras e novilhas. Esta falta de eficiência gera enormes prejuízos para o produtor, pois o gasto com sêmen de qualidade, leite, ração e outros insumos é alto e muitas vezes os resultados não são satisfatórios.
Trabalho direcionado
O médico veterinário que trabalha a campo sabe que, muitas vezes, dar assistência aos produtores não é suficiente. Comumente eles não conseguem desenvolver as melhorias propostas, seja por restrições financeiras na propriedade, por falta de estrutura adequada, por mão de obra desqualificada, entre outros motivos. A terceirização de cria e recria proporciona a possibilidade de um trabalho específico voltado apenas a estas fases de criação, permitindo ao prestador de serviço dispor de investimentos em estrutura e local apropriado para alocação dos animais que possivelmente o produtor teria dificuldades em investir ou dispor de espaço para isso. Por todos esses motivos, a terceirização de cria e recria começa a se tornar uma opção interessante para o produtor, pois acaba se tornando uma garantia de bons resultados, já que o prestador de serviços oferece um serviço especializado e focado somente naquela atividade, alcançando a eficiência necessária e proporcionando resultados superiores aos obtidos pelo produtor, que necessita trabalhar com diversas atividades simultaneamente.
A terceirização não precisa se dar a todas as etapas de criação, uma vez que a propriedade é avaliada, sendo possível utilizar o serviço somente nas fases em que o criador tem maiores dificuldades, pior desenvolvimento dos animais ou maior mortalidade. Comumente, a fase mais contratada é o aleitamento, em que o produtor tem maior mortalidade e piores índices de desenvolvimento. Na terceirização, as fazendas especializadas criam um grande número de animais, com ganhos econômicos em escala, permitindo produzir novilhas a um custo inferior ao de uma fazenda leiteira sozinha. As bezerras são transportadas com idade ou peso determinados e criadas com base em contratos que especificam expectativas de desempenho, manejo sanitário, manejo nutricional, forma de pagamento, responsabilidades, valor de seguro por animal, idade ou peso de entrada e saída da fazenda e etc. O pagamento pode acontecer por diária, mensalidade, por ganho de peso ou contratos em que o produtor vende sua bezerra à fazenda de recria na entrega e tem a opção de compra-la de volta antes do parto.
Para fazendas com limitações de estrutura, mão de obra e espaço, a terceirização apresenta inúmeras vantagens. Dentre as vantagens está a redução do número de animais existentes na fazenda, reduzindo o espaço utilizado para a criação, muitas vezes diminuindo e economizando em custos de mão de obra e disponibilizando áreas para outras atividades, como a agricultura ou até mesmo aumentando a quantidade de vacas em produção e, consequentemente, aumentando a produção de leite da fazenda. A especialização das estruturas, mão de obra, alimentação e manejo podem resultar num maior desempenho e melhores resultados.
A vantagem mais importante é a produção de animais para reposição do plantel de forma mais eficiente e adequada, alcançando a meta de parição aos 24 meses de idade. São poucas as desvantagens no sistema de terceirização; o que há, eventualmente, é a possibilidade de o seu custo ser maior em comparação aos custos da propriedade. Mas, quase sempre, quando isso acontece, há um desconhecimento por parte do produtor em saber ao certo quanto custa sua novilha formada ou o manejo utilizado na fazenda está aquém do que é realizado na fazenda de recria. Se os custos forem iguais, ou eventualmente pouco maiores do que o que já se tem na propriedade, ainda é vantagem que se terceirize, uma vez que a partir daí todas as bezerras e novilhas serão criadas de forma adequada e com a garantia de bons índices de desenvolvimento.