Com o objetivo de conhecer a estrutura do Consórcio Público de Desenvolvimento do Vale do Ivinhema (Codevale) formado pelos municípios de Bataguassu, Nova Andradina, Anaurilândia, Ivinhema, Batayporã, Taquarussu, Brasilândia, Santa Rita do Pardo, Angélica e Novo Horizonte que integram a região econômica do Vale do Ivinhema.
A adesão e manutenção do consórcio e municípios ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Alimentos (Sisbi)/Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa) foi o tema principal das discussões.
Técnicos de outras Agências de Defesa, como Bahia, São Paulo, Santa Catarina e Minas Gerais, além de integrantes de outros consórcios do país também já estiveram em visita ao município para conhecer a estrutura e a sistemática de trabalho do Codevale.
Segundo a chefe da Divisão de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa/Iagro), Cristiane Petrucci, isso ocorre porque este serviço de inspeção está totalmente regularizado, oportunizando assim estabelecimentos como frigoríficos, laticínios e entrepostos de pescado, mel e derivados comercializarem seus produtos para todo o território nacional sem nenhuma restrição legal.
O prefeito do município, Arlei Caravina, destacou que por ter sido o primeiro no Estado e o segundo consórcio no País a aderir ao Sisbi, o Codevale é tido como referência com relação à operacionalização do sistema.
Também participaram do encontro com os técnicos da Adagri a coordenadora do Sisbi/POA/Iagro, Nara Glienke e os médicos veterinários do Codevale, Daniele Cabriotti e Diego Moreira, que aproveitaram a ocasião para fazer um intercâmbio de informações acerca dos Serviços de Inspeção e conduziram a comitiva às indústrias onde o sistema já está implantado.
Texto e foto: Kelly Ventorim – Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal do Mato Grosso do Sul (Iagro