Sepaf, Iagro e Agraer integram parceria para desenvolver a ovinocultura em MS

  • Publicado em 23 ago 2016 • por •

  • Iniciativa reúne também a Uniderp, Fundação Manoel de Barros, Fundação Educacional de Apoio à Pesquisa e ao Desenvolvimento Econômico de São Gabriel do Oeste e Prefeitura de São Gabriel do Oeste 

     Campo Grande (MS) – Aconteceu nesta segunda-feira (22) na Fazenda Escola Três Barras uma grande ação de fomento à cadeia produtiva de ovinos avança em Mato Grosso do Sul. A Secretaria de Estado de Produção e Agricultura Familiar – SEPAF, IAGRO e AGRAER, juntamente da Uniderp, Fundação Manoel de Barros (FMB), e a Fundação Educacional de Apoio à Pesquisa e ao Desenvolvimento Econômico de São Gabriel do Oeste (Funpesg) e Prefeitura de São Gabriel do Oeste firmaram uma parceria para o Programa de Desenvolvimento da Ovinocultura em Mato Grosso do Sul, representando um novo ciclo do projeto Troca de Ovinos, desempenhado pela FMB, Uniderp e governo estadual, com o apoio da Câmara Setorial de Ovinocaprinocultura de Mato Grosso do Sul. O evento aconteceu contou com diversas autoridades, entre eles o secretário da Sepaf Dr. Fernando Mendes Lamas, o diretor presidente da Iagro, Luciano Chiochetta e o diretor presidente da Agraer, Enelvo Felini.

    14068068_1576895625938562_8347409804871400398_n

    “Com o objetivo de manter as pesquisas para desenvolvimento e fortalecimento desta cadeia produtiva dos ovinos em nosso estado, é de extrema relevância que parcerias como esta sejam firmadas e o governo do estado vai ser sempre um fomentador dessas iniciativas” ressaltou o secretário.

    Para marcar a primeira fase do programa, na ocasião também ocorreu a entrega de 30 ovelhas e um carneiro à instituição de São Gabriel do Oeste, com a finalidade de realizar estudos de qualidade e controle de pureza, qualidade e genética do ovino pantaneiro. “Com a parceria, promoveremos ações de intercâmbio técnico, científico, cultural, com atividades de ensino, pesquisa e extensão para o segmento e continuar com a missão social de beneficiar os pequenos produtores”, afirma o diretor da FMB, Marcos Henrique Marques.

    14080046_1576895342605257_9040057825367472099_n

    A falta de conhecimento sobre gestão é o principal desafio para ampliar a produção desses animais no estado, na visão do pesquisador e coordenador de projetos do Centro Tecnológico de Ovinos (CTO) da Uniderp, Dr. Marcos Barbosa Ferreira. “Agora, nosso foco será capacitar e treinar o produtor para que ele possa crescer. O intuito é que o indivíduo saia da criação informal para uma gestão profissional, apostando na ovelha nativa”, explicou.

    Para o zootecnista e professor da Uniderp, Ivo Busato, o Programa de Desenvolvimento da Ovinocultura em Mato Grosso do Sul auxiliará na diversificação agropecuária do estado. “A bovinocultura é muito forte em nossa região, junto com a produção de aves e suínos. Precisamos investir em outras atividades para tornar nosso estado ainda mais forte economicamente”, complementa.

    Referência em ovinos        

    Há quase uma década, a Uniderp e Fundação Manoel de Barros estão unidas em iniciativas que auxiliam o desenvolvimento da ovinocultura em Mato Grosso do Sul, com foco no ovino pantaneiro. A organização mantém um rebanho de animais no Centro Tecnológico de Ovinos da Uniderp, local em que são realizadas pesquisas, trabalhos acadêmicos, avaliações genéticas dos reprodutores, matrizes e animais jovens para as características produtivas e reprodutivas, visando a maior produção de carne, com menos custos.

    A parceria nasceu com o programa Troca de Ovinos, que consistia na entrega de fêmeas e machos, em comodato, para formação de um rebanho na propriedade rural de pequenos produtores, conforme o plano de manejo orientado. Ao final de três anos, os animais eram devolvidos, com o padrão zootécnico e sanitário.  Ao longo dos anos, o projeto contribuiu para incrementar a ovinocultura em Mato Grosso do Sul, pois cooperou para a diversificação e aumento da produtividade, propiciou inclusão social e econômica de pequenos produtores e elevou o interesse pelo segmento que é considerado uma alternativa de renda viável, com retorno em curto prazo e investimento seguro.

    A partir de agosto de 2016, a ampliação dos objetivos do Troca de Ovinos marca a evolução do projeto, que passa a ser Programa de Desenvolvimento da Ovinocultura em Mato Grosso do Sul.

     

    Categorias :

    Geral

    Veja Também