Entre os dias 6 e 10 de junho, foi realizada a Semana do Campo Limpo no Assentamento Itamarati, na região sul do Estado. Foram instalados nove pontos itinerantes e uma central para recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos que serão destinadas para a reciclagem ou incineração.
Cerca de nove toneladas de embalagens foram recolhidas. Segundo o fiscal estadual agropecuário, Danilo Furtado dos Santos, o evento foi importante para recolher essas embalagens que possuem um grande potencial de contaminação do meio ambiente.
O fiscal agropecuário também realizou palestras em três escolas do assentamento – Nova Itamarati, José Edson Domingos e Carlos Pereira – para alunos da 1ª série do ensino fundamental até do 3ª ano do ensino médio.
As palestras abordaram o conceito, finalidades de uso e classificação de toxidez dos agrotóxicos, além das formas de intoxicação. Além disso, foi enfatizado a importância do uso do Equipamento de Proteção Individual (EPI) e da tríplice lavagem para a destinação correta das embalagens nas centrais de recebimento. E, por fim, o papel da Iagro na fiscalização desses produtos – desde 2006, a responsabilidade da fiscalização passou a ser da agência.
“As palestras tiveram como objetivo, orientar o uso correto e seguro dos agrotóxicos. Um total de 1.500 crianças e adolescentes ouviram as palestras e puderam levar essas informações para suas famílias, algo que contribuiu para a entrega das embalagens nos pontos itinerantes da campanha”, comentou Danilo Furtado dos Santos.
Segundo a fiscal estadual agropecuária do Iagro, Kelcilene Azambuja Martinez, o Assentamento Itamarati foi escolhido por ser o maior, do município de Ponta Porã e devido à dificuldade do pequeno produtor em se deslocar até a central de recebimento de embalagens de agrotóxicos em Sanga Puitã.
A legislação que regulamenta a destinação das embalagens vazias (Lei 9.974/00) estipula que o agricultor tem o prazo de até um ano após a compra para devolver suas embalagens na unidade de recebimento indicada na NF de compra. Caso haja produto na embalagem, o agricultor deve devolver suas embalagens vazias em até seis meses após o vencimento. Mas caso não faça a entrega, o agricultor pode sofrer penalidades administrativas, além de responder por crime ambiental.
A Semana do Campo Limpo, que foi celebrada durante a Semana do Meio Ambiente, é realizada pelo inpEV em parceria com o Iagro, Agraer, Asfron, Sepaf, Prefeitura de Ponta Porã e Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.
Por: Assessoria do Sifems