O interesse do Prefeito em fomentar a ovinocultura no município trouxe secretario de Agricultura a Campo Grande para conhecer o sistema
Na contramão da crise que afeta outros setores, a ovinocultura vem atraindo novos investimentos a medida em que ganha espaço e visibilidade através do trabalho realizado pela Associação de Criadores de Ovinos (Asmaco), em Mato Grosso do Sul, em parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria de Produção e Agricultura Familiar e ainda com apoio da Federação de Agricultura e Pecuária (Famasul).
Ao ter conhecimento das ações desenvolvidas pelo Estado, o Prefeito de São Gabriel do Oeste, Adão Rolim, provocou no mês passado, uma reunião naquela cidade com o Presidente da Cooperativa Agropecuária de São Gabriel do Oeste (COOASGO), Jair Antonio Borgmann, o coordenador de Pecuária da Secretaria de Produção e Agricultura Familiar (Sepaf), Rubens Flávio Melo Correa, o coordenador da Câmara Setorial, Fernando Reis, e o Administrador da Fazenda Soberana (Dorper), Custódio Júnior, para obter mais informações sobre as ferramentas utilizadas para fomento da cadeia no Estado.
A equipe do Programa Nacional de Sanidade Caprina e Ovina (PNSCO) da IAGRO, coordenada pela Médica Veterinária Suzana Cometki Ortega, esteve em mais um embarque acompanhado na Propriedade de Descanso de Ovinos para Abate (PDOA) de Campo Grande, onde foram embarcados 103 animais, de 04 produtores rurais.
A PDOA é uma propriedade rural destinada à permanência temporária de ovinos até o transporte para o estabelecimento de abate, visa organizar e estimular a ovinocultura do Estado, possibilitando reunir em um mesmo local, ovinos de vários produtores, viabilizando o encaminhamento para o abate.
Interessados em observar mais de perto o resultado de algumas das ações apresentadas, estiveram também presentes, o Secretário Municipal, Leo Luís Grison e o Médico Veterinário Lucas Gialon, ambos da Secretária de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente de São Gabriel do Oeste.
Na oportunidade eles puderam acompanhar a realização do embarque dos animais, e receber toda a explicação sobre o modo como é realizada a separação dos animais e a documentação necessária.
Léo e Lucas observaram o embarque de 103 animais, acompanhados pelo grupo que esteve na reunião com o Prefeito Rubens, Fernando e Custódio, e ainda a coordenadora do Programa Estadual de Sanidade Caprina e Ovina, Suzana Cometki Ortega e a Fiscal Estadual Agropecuário, Viviane Muller Dantas, Francisca Pereira da Silva Deves, Agente de Serviços Agropecuários, todas da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro).
Satisfeitos com a apresentação o próximo passo da equipe do Prefeito Adão é participar de um encontro do grupo de troca de experiências, evento conhecido como GTE e que reúne criadores de todo canto do Estado, associados ou não a Asmaco, para apresentação de resultados e debate das demandas do setor.
O próximo GTE está agendando para este mês e além da participação de representantes da Prefeitura de São Gabriel deve contar com convidados de outros municípios, pessoas que tem demonstrado interesse na ovinocultura e nos resultados do trabalho da Associação.
Para o Secretária de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente de São Gabriel do Oeste, Léo Luis Grison, a implantação da segunda PDOA no Estado tem tudo para ser feita naquele município. Segundo ele, São Gabriel do Oeste é pólo da ovinocultura na região norte, foi o primeiro a participar do programa de troca de ovinos, e reúne todas as condições para desenvolver muito a atividade.