A retirada da vacinação de febre aftosa no estado de Mato Grosso do Sul tem gerado muita expectativa e dúvidas entre produtores rurais que precisam entender o processo como um todo. Foi pensando nisso que a equipe da Iagro representada pelo Diretor Presidente, Daniel Ingold; o Diretor Adjunto, Cristiano Moreira de Oliveira, o Gerente de Controle e Operações, Marco Aurélio Guimarães; e o Coordenador de Inteligência, Robson Campos dos Anjos, este na última quinta-feita (28), recebeu o convite do Sindicato Rural de Ivinhema a pedido do Presidente, Milton Capuci, e da Diretora Tesoureira do Sindicato, Edy Elaine Biondo Tarrafel, a fim de discutir abertamente as ações para a retirada da vacina de febre aftosa e esclarecer as dúvidas dos produtores locais.
A reunião contou com a presença do prefeito do município de Ivinhema, Juliano Ferro, do secretário de agricultura, Maisson Cassuti dos Santos, da equipe do escritório Local da Iagro em Ivinhema e da Regional de Nova Andradina, de produtores rurais que atuam como criadores de gado, suinocultores, avicultores, além de revendas de produtos apropecuários e proprietários de laticínios. A transmissão também foi realizada ao vivo no Instagram da Iagro.
Na ocasião, o Diretor Presidente, Daniel Ingold, apresentou algumas das etapas que norteiam o Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (PE PNEFA), e enfatizou a importância da participação do produtor rural. Explicou que algumas etapas para a retirada da vacina dependem do engajamento de produtores que precisam notificar suspeitas de doenças em animais.
Ressaltou a importância do APP Transportador, um aplicativo para o cadastro de transportadores, tanto para pessoas físicas quanto jurídicas, bem como para os veículos transportadores de cargas vivas e falou sobre o termo de cooperação com o SENACSA – Paraguay. Uma parceria para manterem condições sustentáveis que garantam o status de livre de febre aftosa, protegendo o patrimônio pecuário nacional e gerando o máximo de benefícios para o controle das fronteiras entre o estado do Mato Grosso do Sul e o Paraguai, compartilhando informações e ações.
Dentre os assuntos, o mais revelante foi estabelecer uma relação de cooperação e confiança entre produtor – Iagro e oportunamente, questionou os presentes: “alguém tem coragem de comunicar a Iagro se tiver algum animal doente?”. A pergunta foi prontamente respondida pelo pecuarista, Zuer Soares Lemos Filho, que atua no ramo há mais de 20 anos. “Eu tenho! Procuro o Marcelo da Iagro por que confio nele (Marcelo Roberto Zanin, é Fiscal Estadual Agropecuário e Inspetor Local do escritório de Ivinhema)”, demonstrando sua confiança e legitimando as ações que estão sendo realizadas por esta agência de defesa sanitária. Concluiu dizendo que a reunião ofereceu a aproximação entre o poder público e a população que pôde esclarecer suas dúvidas e entender que o objetivo de todos é a elevação do status sanitário do Mato Grosso do Sul.