Goiânia (GO) – Mato Grosso do Sul esta representada na 14ª edição do Encontro de Fiscalização e Seminário Sobre Agrotóxicos (Enfisa), que teve início na segunda-feira (6) e segue até a próxima sexta-feira (10), em Goiânia (GO) e na reunião do Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária (Fonesa), que aconteceu dentro desse evento na última terça-feira (7).
O diretor-presidente da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), Luciano Chiochetta, acompanhado do diretor executivo da Iagro, Roberto Siqueira Bueno e o gerente de Inspeção e Defesa Sanitária Animal, Rubens de Castro Rondon, representaram Mato Grosso do Sul na reunião do Fonesa.
Junto de representantes de 23 outros Estados, o grupo discutiu estratégias para aumentar a efetividade das atividades de defesa agropecuária e a suspensão de autorização para o uso dos agrotóxicos que apresentarem baixa eficiência para o controle da ferrugem asiática da soja.
Luciano destacou a apresentação do Sistema Brasileiro e Inspeção dos Produtos de Origem Vegetal – SISBI-POV, sistema que o Estado recentemente obteve parecer favorável para adesão e ainda, a parceria público-privada (PPP) sugerida para ser executada com a Confederação Nacional da Agricultura – CNA.
“Nas reuniões do Fórum temos a oportunidade de apresentar nossas demandas, trocar experiências e buscar alternativas. A interação com representantes de outros Estados nos enriquece e nos mostra caminhos alternativos para os problemas que temos em comum”, comentou Chiochetta.
Coordenado e fomentado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o Enfisa é um encontro que tem como objetivo principal a promoção de ações pela harmonização de procedimentos de fiscalização de comércio e uso de agrotóxicos.
Além de reunir representantes dos órgãos Executores de Defesa Sanitária Vegetal de diversos estados, agrega representantes dos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia e das entidades de representação do setor privado (indústria e produtores).
Mato Grosso do Sul contribuiu com as discussões fomentadas no evento com a participação dos fiscais estaduais agropecuários da Iagro, Filipe Petelinkar, chefe da divisão de defesa sanitária vegetal, e Carlos Eduardo Bittencourt Cardoso, do município de Rio Brilhante.
Segundo Filipe, o encontro – que reúne além dos gestores dos serviços oficiais de fiscalização de agrotóxicos, as entidades de representação do setor de insumos agrícolas e dos conselhos que fiscalizam o exercício profissional – é extremamente importante por que coloca em pauta temas que demandam debate constante como a harmonização das legislações estaduais e os métodos de controle dos insumos agrícolas.
As discussões sobre as alternativas para melhorar o nível de harmonização de procedimentos e a apresentação de projetos inovadores que promovem a eficácia dos serviços foi o que pautou o encontro nos dois primeiros dias – segunda e terça-feira (6 e 7).
Nesta quarta-feira (8), a discussão desses temas será encerrada ficando para a quinta-feira (9), a realização de um seminário aberto ao público, com pesquisadores, representantes de órgãos de governo e do setor privado para apresentar e debater temas atuais relacionados aos agrotóxicos no Brasil.
Na sexta-feira (10), último dia do evento, serão apresentados os resultados alcançados ao longo da semana e a proposição de uma agenda de trabalho para os próximos doze meses.
Kelly Ventorim – assessora de imprensa da Iagro e Sepaf