A Iagro publicou no dia 15 de setembro o Decreto N.º 15.519, de 14 de setembro de 2020 que reorganizou a estrutura básica da Agência.
No Assessoramento Superior e Direto, unidades diretamente subordinadas ao Diretor-Presidente, nos estruturamos com as Coordenadorias de Inteligência e de Desenvolvimento e Gestão Estratégica, que abrangerão a obtenção de dados para avaliação de ameaças reais ou potenciais a Defesa Agropecuária do Estado de MS, como também o planejamento estratégico, a modernização e comunicação institucional com enfoque na melhoria contínua e maior efetividade das ações.
Na Gerência Superior, a Iagro estabelece a estruturação da Gerência de Controle e Operações, que é dotada de 4 divisões estratégicas para a condução das ações táticas de forma analítica e pontual das análises e feedbacks decorrentes das ações operacionais advindas das Unidades Regionais e Locais.
Ênfase se dá a Divisão de Trânsito Agropecuário, que tem por missão o controle do trânsito agropecuário, que visará processar, analisar e gerar banco de dados de ingresso e egresso de animais, seus produtos e subprodutos, como também de vegetais e de seus produtos, subprodutos, resíduos, materiais de propagação, e de insumos, máquinas e implementos agrícolas, resposta as demandas do Programa de Avaliação e Aperfeiçoamento da Qualidade dos Serviços Veterinários Oficiais – QUALI SV e atendimento a uma das estratégias do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa conforme consta no inciso VII, do Art. 3º do Anexo da IN N.º 48/2020.
VII – Aperfeiçoamento e atualização continuada do cadastro agropecuário, do sistema de informação epidemiológica e do controle da movimentação de animais à febre aftosa, seus produtos e subprodutos.
A Iagro se apresenta em 3 níveis: o nível Estratégico é composto pela Diretoria da Presidência (Diretor-Presidente e Diretor-Adjunto), Assessorias Superiores e Direta (Coordenadorias do Sistema de Gestão da Qualidade, Desenvolvimento e Gestão Estratégica, de Inteligência e a Procuradoria Jurídica) e a Gerência Superior (Gerência de Inspeção e Defesa Animal, de Inspeção e Defesa Vegetal, de Laboratórios, de Controle e Operações e de Administração e Finanças).
No nível tático, a Iagro contará com as Divisões e seus respectivos Núcleos e no nível operacional as Unidades Regionais e Locais.
Além do Decreto, a Iagro também publicou hoje seu Regimento Interno (Portaria IAGRO/SEMAGRO N. 01/2020), estruturando-a de forma consistente em prol da defesa agropecuária de MS e, consequentemente com resultados impactantes para a conquista do novo status sanitário, o de Livre de Febre Aftosa SEM Vacinação. IAGRO de todos.
Clique na imagem para uma melhor visualização do organograma.