A CEUA-IAGRO foi criada pela portaria “P” IAGRO Nº 273, de 20 de novembro de 2017 e seus integrantes foram escolhidos pela diretoria da IAGRO obedecendo a critérios do CONCEA – Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal.
Sua origem atende a Lei Arouca, promulgada em 08/10/2008 que disciplina a criação e a utilização de animais em atividades de ensino e pesquisa científica, em todo o território nacional.
Para coordenar os procedimentos nestas atividades foi instituído o CONCEA – órgão integrante da estrutura do Ministério da Ciência Tecnologia Inovações e Comunicações.
Com estas mudanças, várias adequações em instituições de Ensino e Pesquisa fizeram-se necessárias, como estabelecer critérios detalhados quanto a utilização e manutenção dos animais nestas instituições.
Neste sentido a IAGRO caracteriza-se como instituição de ensino quando ministra cursos envolvendo animais para seus servidores e instituição de pesquisa quando realiza diagnóstico em que o uso de animais é necessário.