Por Kelly Ventorim
O Diretor Presidente da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), Luciano Chiochetta e o gerente de Defesa Sanitária Animal da Iagro, Rubens de Castro Rondon, participaram junto de representantes dos órgãos estaduais de defesa sanitária de todo País, nesta segunda e terça-feira (15 e 16) do Fórum Nacional de Executores de Defesa Sanitária (Fonesa), em Brasília.
Em pauta os decretos da presidente Dilma Rousseff sobre o Plano Nacional de Defesa Agropecuária – Decretos Nº 8.444 que trata do Regulamento da Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal (Riispoa) e o Nº 8.445 que trata sobre o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi); e a formalização de uma proposta ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) sobre a fiscalização nos estabelecimentos agropecuários.
Segundo Luciano, um dos pontos mais relevantes do encontro foi a discussão em torno da possibilidade de que a Inspeção das indústrias possam ser realizadas por veterinários privados – modelo que segundo ele já é utilizado por Santa Catarina e Paraná.
A apresentação de uma proposta de alteração do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal (PNCEBT) e o debate em torno das perspectivas para a mudança de status de livre de peste suína clássica com reconhecimento internacional, também gerou um bom debate, segundo o Presidente.
O Resultado do estudo epidemiológico para avaliação de eficiência vacinal para febre aftosa, também foi apontado por Luciano como um dos importantes itens discutidos no encontro que terá sua próxima edição realizada em São Paulo, no dia 28 de julho.
“Neste fórum, com representantes de todos os Estados, nossa participação é fundamental para que possamos levar as nossas demandas e principalmente, para que possamos participar ativamente das decisões sobre as politicas publicas de defesa agropecuária do País, que tanto nos interessam”. Finalizou o Presidente, que retorna a Campo Grande nesta quarta-feira.