Sobre a publicação da Portaria do Ministério da Agricultura e Abastecimento (MAPA) que declara estado de emergência fitossanitária relativo ao risco de surto da praga Helicoverpa armigera no Estado de Mato Grosso do Sul, para implementação do plano de supressão da praga e adoção de medidas emergenciais, a Secretaria de Produção e Agricultura Familiar (Sepaf), através do Secretário Fernando Mendes Lamas, esclarece que:
· A Helicoverpa armigera é uma praga que quando alcança níveis populacionais elevados tem alta capacidade de destruição, especialmente nas culturas de soja, milho e algodão.
· Os Estados de Mato Grosso e Goiás, que são estados limítrofes a Mato Grosso do Sul, estão em estado de emergência por conta dessa praga.
· Houve uma demanda do setor produtivo, para que o Governo de Mato Grosso do Sul, solicitasse ao Ministério da Agricultura e Abastecimento (MAPA) a decretação do Estado de emergência.
· A partir dessa demanda, o Estado solicitou a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) um levantamento nas lavouras de soja e algodão em todo Estado.
· Neste levantamento a agência encontrou indivíduos de helicoverpa armigera, em lavouras da região nordeste (que faz divisa com os Estados de Mato Grosso e Goiás) o que serviu como base para o pleito formulado por esta Secretaria, feito ao Ministério como medida de precaução.
· Com a portaria, O Estado poderá tomar as medidas cabíveis, caso a população de helicoverpa armigera venha a atingir níveis que possam trazer danos econômicos as lavouras de Mato Grosso do Sul.
Leia aqui a portaria, na íntegra.