Óleo do eucalipto pode ser alternativa natural para o combate das moscas-de-chifre

  • Publicado em 04 maio 2016 • por Iza Olmos Rodrigues de Lima •

  • Campo Grande (MS) – Um dos parasitas mais comuns nas criações de gado leiteiro, a mosca-do-chifre alimenta-se do sangue das vacas debilitando o animal. Atualmente são utilizados no controle do vetor inseticidas sintéticos altamente tóxicos que acabam contaminando o leite produzido.

    Na busca por alternativas menos tóxicas, o laboratório de pesquisa em entomologia da Universidade Anhanguera Uniderp, com a coordenação do engenheiro agrônomo Prof. Silvio Fávero, trabalha há mais de seis anos na produção de um óleo de eucalipto que seja capaz de atuar como repelente destes vetores.

    20150915_200521344_iOS

    “Já temos resultados positivos na utilização do óleo de eucalipto no combate às pragas agrícolas como a lagarta do cartucho e o percevejo marrom da soja, além de ser eficaz em vetores como o barbeiro e a mosca doméstica”, afirma Fávero.

    Segundo o pesquisador, o óleo possui uma ação inseticida que age diretamente no sistema nervoso do inseto nos sítios octopaminérgicos. “Esta solução é menos tóxica para o homem e fatal para a mosca”, garante o pesquisador.

    Estão sendo testados em laboratório os óleos de três diferentes espécies de eucalipto com o intuito de verificar qual destas espécies apresenta a concentração adequada no combate ao inseto.

    O projeto de pesquisa conta com o apoio do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul por meio da Fundect. Participam mestrandos e doutorandos do curso de meio ambiente e desenvolvimento regional da Uniderp.

    Fundect

    Categorias :

    Geral

    Veja Também