- Campo Grande (MS) – O encerramento da Dinâmica Agropecuária organizada pela Embrapa Gado de Corte e a Famasul, em Campo Grande, contou com a participação da Ministra da Agricultura Tereza Cristina, o Secretário de Agricultura do Estado, Jaime Verruck e o Presidente da Famasul, Mauricio Saito.
Para contribuir com a discussão do 15º Encontro de Jovens da Agropecuária, promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) Jovem, a Ministra falou da importância de aproximar cada vez mais o jovem das atividades do setor produtivo considerando seu olhar moderno e disposição. “Sempre me motiva muito quando vejo jovens interessados no agronegócio. Sua missão é muito importante, e sua responsabilidade é muito grande. Vocês são fundamentais para renovar e modernizar a atividade”, disse a ministra, em palestra aos jovens.
A Ministra demonstrou preocupação com o êxodo rural e a necessidade da capacitação no campo, comentou a deficiência da comunicação no agro, destacou o trabalho desenvolvido em Mato Grosso do Sul pelo Governo do Estado principalmente na agricultura familiar, deu sua opinião sobre a reforma da previdência e falou da sua recente visita ao Nordeste, na pequena agricultura do semiárido onde praticas modernas e o cooperativismo tem possibilitado ampliar a produção em terras consideradas num passado não tão distante, inaptas para produção agrícola.
Tereza falou ainda da reformulação do serviço de assistência técnica no Ministério, da importância de se evoluir nos sistemas de fiscalização e controle da produção de alimentos, tema que esteve em pauta em Seminário organizado pelo MAPA na última quinta-feira, e dos avanços do programa que visa a retirada da vacinação contra febre aftosa no País.
Antes de participar do giro pela feira, a Ministra ouviu, dos jovens, sugestões para facilitar a formação acadêmica e concedeu entrevista coletiva a imprensa local.
Acompanhada pelo Secretário Jaime Verruck, Tereza Cristina percorreu os estandes de produtores ligados à Famasul e de representantes da agricultura familiar.
Também estiveram na feira, o secretário de Defesa Agropecuária do Mapa, José Guilherme Leal, o Secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel, o Superintendente Federal do MAPA no Mato Grosso do Sul, Celso Martins, dos Diretores Presidentes Luciano Chiochetta (Iagro) e André Nogueira (Agraer), entre outras lideranças do setor produtivo.
Jovens no campo
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o percentual de jovens que vivem no campo se manteve relativamente estável de 2001 a 2015. Segundo o IBGE, o meio rural tinha, em 2015, cerca de 7,1 milhões de pessoas entre 15 e 29 anos, o que correspondia a 14,7% da população total de jovens do país. Um novo movimento é percebido no mercado de agronegócio e tem atenuado o desafio de manter o jovem na área rural em determinadas regiões do país. Da cidade para o campo, eles buscam oportunidades com a introdução das novas tecnologias no processo de produção agropecuária.
Kelly Ventorim com MAPA