Campo Grande (MS) – A Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), por meio de seu diretor-presidente, Enelvo Felini, e profissionais da Ater (Assistência Técnica e Extensão Rural), prestigiou na última sexta-feira (19), o lançamento do programa de incentivo a aquicultura familiar “Taquipeixe”, do município de Tacuru.
Para o prefeito da cidade o projeto é próspero. “Estamos apostando neste sonho. Está na hora do pequeno produtor rural se profissionalizar no peixe. É um ramo promissor e temos condições de crescer nessa área”, afirmou o prefeito.
De acordo com o dirigente da Agraer, Enelvo Felini, a Agência aprova a iniciativa municipal. “O peixe está entre as metas da agricultura familiar estabelecida dentro do governo estadual. Grande parte do peixe consumido em Mato Grosso do Sul vem de fora. Projetos como este ajuda a fortalecer o mercado interno”, lembrou.
Outro que aprova a ação é o coordenador Federal de Pesca, Aquicultura de Mato Grosso do Sul, Cézar Moura Assis. “Há em Itajaí, um trabalho de processamento de tilápia para comercialização no mercado europeu. Exemplares de 700 gramas estão sendo adquiridos por 4,80 a unidade, ou seja, há um mercado interessante para o pequeno produtor atuar”, apontou. “A tilápia é um segmento rentável para o pequeno produtor. Não digo a produção de pintado e outros peixes de porte maior. Mas, a tilápia que responde bem dentro dos recursos disponíveis da produção familiar”, pontuou.
Além disso, Cézar Assis lembrou de pontos fortes de Mato Grosso do Sul que muitas das vezes são deixados de lado. “Temos duas grandes bacias hidrográficas no Estado, a do Paraguai e a do Paraná. Utilizar isso em benefício da pequena produção é muito importante”, disse.
Ao final da reunião, Assis propôs uma visita de campo a Mundo Novo. A data ainda será estudada junto aos produtores. “A Agraer tem um trabalho muito interessante no município com a Copinsque [Cooperativa de Piscicultores de Mundo Novo]. Lá, a coordenadora da Agraer, Kátia, e os piscicultores vêm desenvolvendo um trabalho que vale a pena ser acompanhado de perto”, lembrou.
A mesa de honra do evento contou com a presença do dirigente da Agraer, Enelvo Felini, o prefeito Paulo Pedro Rodrigues, o coordenador Federal de Pesca, Aquicultura de Mato Grosso do Sul, Cézar Moura Assis, o secretário Municipal de Aquicultura, Alírio Nascimento, e a coordenadora regional da Agraer de Naviraí, Alessandra Afonseca.