Estado deve plantar 2,52 milhões de hectares nesta temporada.
Aprosoja/MS vem reiterando previsão de safra recorde.
Mato Grosso do Sul deve concluir nesta semana o cultivo de soja da temporada 2016/2017. A projeção foi feita ao G1 pelo presidente da Associação dos Produtores da oleaginosa (Aprosoja/MS), Christiano Bortolotto.
Segundo ele, vários municípios como: Amambai, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Laguna Carapã, Ponta Porã e Sete Quedas, entre outros, já concluíram a semeadura e se as condições climáticas possibilitarem o trabalho será concluído em todo o estado até o início de dezembro.
Bortolotto reiterou que a previsão é que neste ciclo sejam cultivados 2,52 milhões de hectares, o que, se confirmado, representa um incremento de 2,4% na área plantada e que a produção deve crescer no mesmo patamar, passando de 7,601 milhões de toneladas da safra passada para 7,787 milhões de toneladas nesta temporada, já que a produtividade média deve se manter estável, em torno das 51,5 sacas por hectare.
O presidente da Aprosoja/MS alertou, entretanto, que a previsão pode se alterar em razão de variações climáticas, como os chamados veranicos, períodos de estiagem prolongada combinados com altas temperaturas, que são muito comuns nesta época do ano, principalmente no sul do estado, e podem afetar o desenvolvimento das lavouras de soja.
Ele também analisou a venda antecipada da atual safra, que até meados do mês de novembro estava abaixo de 30% da futura produção e comentou que o produtor está cauteloso e aguardando as melhores oportunidades para fazer a comercialização. “O produtor tem que estar muito atento as variações do mercado para aproveitar as janelas de comercialização que se abrem, com câmbio e preço interessantes”, ressalta.
A Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) informa a todos os produtores do estado que o sistema de cadastramento da área de plantio de soja safra 2016/2017 está aberto.
A ferramenta serve tanto para atualizar dados já cadastrados quanto para inserir novos produtores. O prazo vai até o dia 10 de janeiro.
O sistema é eletrônico, e realizado exclusivamente pela internet. O procedimento é anual, ou seja, deve ser realizado todos os anos após o encerramento do período do vazio sanitário – 01/09 até o dia 10/01 – clicando aqui.
Foto: Fundação MS
Anderson Viegas