MOSCA DA CARAMBOLA

Basta um simples foco para grandes prejuízos!

As chamadas moscas-da-fruta são pragas que mais causam danos à fruticultura do País. Algumas destas moscas são classificadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) como pragas quarentenárias, presente ou ausente, no pais.

É o caso da mosca da carambola (Bactrocera carambolae) oriunda da Indonésia, chegou ao Suriname em 1975. No Brasil, os primeiros registros foram feitos em 1996 no Amapá. Desde então, agências de defesa agropecuária de todos os estados, bem como organismos do governo federal, atuam rigorosamente para mantê-la sob controle e restrita no território brasileiro.

A mosca leva “carambola” no nome, pois é um de seus frutos preferidos. Estima-se que possa haver uma série de outros hospedeiros que ainda não foram identificados. No Suriname, por exemplo, situado próximo do Amapá já foram registradas 20 espécies de frutos hospedeiros, entre eles: mamão, manga, citros, maracujá, acerola e outros.

Prejuízos para todos

Os principais impactos são: ambientais e socioeconômicos, visto que as medidas usadas para o controle provocam aumento dos custos de produção e perda de valor comercial das frutas.

A dispersão e o ataque da mosca da carambola provocam perdas significativas na produção, uma vez que os frutos infestados não se desenvolvem normalmente e caem antes do tempo.

A presença da mosca da carambola pode limitar, ainda, a participação em mercados consumidores fundamentais para a economia do Brasil, pois as regras de segurança e saúde dos mercados consumidores exigem que a importação seja suspensa, quando há focos da praga em alguma região gerando perdas econômicas e de postos de trabalho no país.

Trabalho preventivo

De acordo com o Ministério da Agricultura, caso a mosca da carambola saia de controle no País, os prejuízos podem chegar à faixa de 30,7 milhões de dólares no primeiro ano. Devido a isso, os trabalhos de prevenção têm grande importância estratégica para evitar os danos e prejuízos que a mosca da carambola causa.

A IAGRO desenvolve ações de monitoramento da praga, com instalações de armadilhas de captura e controle das mesmas em locais de maior risco de ocorrência, bem como, controle do trânsito de vegetais hospedeiros. O monitoramento é desenvolvido em 20 localidades do estado, com trânsito interestadual e internacional, no qual são inspecionadas quinzenalmente armadilhas Jackson instaladas em espécies frutíferas atrativas para a espécie.

A Agência também desenvolve ações de capacitação para técnicos da IAGRO, profissionais da fruticultura e produtores rurais, como uma das medidas prevista no Plano de Contigência da Mosca da Carambola, o qual visa menor tempo de reação para identificação e promoção da supressão e erradicação da praga, caso a mesma seja encontrada no estado.

Atualizado em 19/08/2022

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.