Junto da Gestora do Sistema no Estado, a Médica veterinária Inês Costa e Almeida, o Fiscal Federal do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal do Ministério da Agricultura, Fernando Fernandes, estiveram na Iagro para realização de auditoria com o intuito de verificar se o serviço de inspeção da agência mantem as características que permitiram que o Estado fizesse adesão ao SISBI-POA, se evoluíram e realizaram alguns pequenos ajustes que haviam sido solicitados.
O trabalho, segundo Fernando, tem inicio com a auditoria na sede da agência, verificando documentação e procedimentos e terminou com a visita a dois estabelecimentos que já aderiram ao sistema, sendo um em Campo Grande e outro no município de Bonito. “O que é verificado durante a visita é a atuação do serviço no estabelecimento”. Explicou.
Ao final da vistoria, ocorrida na quinta-feira (22), foi lido o relatório preliminar que apontou, segundo os auditores, grande evolução do serviço prestado pela Iagro no que se refere à inserção de novas indústrias ao Sistema e destacou a excelência do trabalho da equipe da Divisão de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa).
Segundo o Diretor Presidente da Iagro, Luciano Chiochetta a dedicação da equipe no cumprimento das exigências levaram a adesão, há um ano, e a receber através do relatório final as referências positivas nesta primeira vistoria do Ministério.
Na avaliação do secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, “o Sisbi é a grande oportunidade para viabilizar o comércio de diversos produtos do Estado em todo o país. É uma oportunidade de expansão, de empreendedorismo”.
Jaime Verruck também destacou a importância do trabalho da Iagro e a parceria institucional com o Ministério da Agricultura. “Essa vistoria do Ministério é fundamental para avaliar todos os nossos procedimentos . A Iagro, como agência responsável pela defesa sanitária de Mato Grosso do Sul, tem desempenhado um papel fundamental. O trabalho da equipe tem sido importante para estimular a adesão de novas empresas ao Sistema”, finalizou.
Kelly Ventorim, Semagro