Regras valem para as importações da Argentina
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) aprovou o Plano de Trabalho para implementação do sistema integrado para diminuição do risco associado a praga Cydia pomonella, conhecida como traça da maçã, em partidas importadas de maçã, pera e marmelo da Argentina. O plano está publicado na Resolução nº 8 do Diário Oficial da União, desta quinta-feira (26) e visa a segurança fitossanitária dos pomares brasileiros.
De acordo com a Secretaria de Defesa Agropecuária, as ações que serão desenvolvidas pretende prevenir a reintrodução desta praga no país. Após duas décadas de esforços do Ministerio da Agricultura, com a colaboração de entidades públicas e privadas, conquistou-se pela primeira vez a erradicação da praga Cydia pomonella do territorio brasileiro.
No primeiro trimestre de 2015, o Mapa interceptou a presença de insetos vivos de Cydia pomonella em 15 carregamentos de pera e maçã importados da Argentina. De acordo com o Departamento de Sanidade Vegetal (DSV), o Ministério poderá suspender Unidades de Produção ou Packing-Houses (unidades de embalagem e processamento) nos casos de reincidência na intercepção da praga.
Confira aqui a publicação no DOU.
Mais informações para a imprensa:
Assessoria de comunicação social
Cláudia Lafetá
Claudia.lafeta@agricultura.gov.br