As regiões norte e nordeste, que são as maiores produtoras de algodão de Mato Grosso do Sul, já iniciaram a colheita da safra 2014/2015. A informação é do mais recente relatório do programa fitossanitário da Associação Sul-Mato-Grossense dos Produtores de Algodão (Ampasul).
Segundo o relatório, em Chapadão do Sul, por exemplo, a colheita foi iniciada em cerca de 20% das propriedades que cultivam o algodão. A maior parte dos produtores, entretanto, deve colocar as colheitadeiras no campo somente nos próximos dias. A entidade aponta que os resultados obtidos até o momento são bons e a expectativa é que a região alcance uma média de aproximadamente 300 arrobas de algodão por hectare.
Nesta última semana também foi iniciada a colheita do algodão safra em Costa Rica. A projeção da entidade é que ainda na primeira quinzena de julho, uma parcela significativa dos cotonicultores do município comecem as operações de colheita.
A Ampasul aponta que uma das principais pragas da cultura, o bicudo, está sob controle e alerta que os produtores devem redobrar os cuidados para evitar novas infestações durante a colheita, sendo recomendado o uso de inseticidas junto com os desfolhantes e os maturadores.
Outra recomendação da entidade é para a intensificação das ações de controle da mosca branca e do pulgão, para que se conserve a qualidade do fio do algodão que está sendo produzido.
Fonte: Agrodebate