O Laboratório de Diagnóstico de Doenças Animais (LADDAN) recebeu ontem (22), a extensão da acreditação pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – Inmetro, para a realização de ensaios dos diagnósticos de peste suína clássica (PSC) e doença de Aujeszky (DA), assim como a manutenção da acreditação dos diagnósticos de anemia infecciosa equina (AIE) e mormo, já credenciados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA desde agosto de 2021.
Esse é um reconhecimento formal da competência que a IAGRO/LADDAN possui para realização dos ensaios laboratoriais avaliados, seguindo padrões internacionalmente exigidos pela norma ISO/IEC 17025:2017. “Essa acreditação é o reconhecimento formal de que o laboratório está operando com sistema de qualidade documentado e tecnicamente competente, segundo critérios estabelecidos por normas internacionais. Demonstrando competência técnica e qualificação de nossas estruturas e profissionais, para assegurar a qualidade dos diagnósticos e a busca contínua da melhoria da qualidade”, afirma o diretor-presidente da Iagro, Daniel Ingold.
Importante ressaltar que a acreditação do LADDAN é um passo importante para ampliar o escopo, gradativamente, a fim de diagnosticar as principais doenças de interesse dos programas sanitários e consequentemente da economia do estado de MS.
Importância do Reconhecimento para a Sanidade
Mato Grosso do Sul é reconhecido internacionalmente como área livre de peste suína clássica, mas no país há uma zona não livre de peste suína clássica e o risco da reintrodução desta enfermidade na área livre não pode ser descartado, por isso há necessidade de vigilâncias clínicas, sorológicas e atendimento a suspeitas de PSC. Atividades estas previstas no Plano integrado de Vigilância de Doenças dos suínos.
Com a acreditação do LADDAN pelo Inmetro e posteriormente o seu credenciamento pelo MAPA, para a realização de análise de amostras para a PSC, podemos diminuir o tempo de ação frente aos casos suspeitos desta enfermidade, uma vez que as amostras serão processadas em nosso estado, diminuindo o tempo de espera na granja até a chegada dos resultados finais. A rápida detecção de uma eventual introdução desta enfermidade é essencial para o sucesso das ações de resposta a emergências, o controle e erradicação do foco, com objetivo de recuperação rápida da condição sanitária.