III FÓRUM ESTADUAL DO PLANO ESTRATÉGICO DO PNEFA

“Nos últimos dez anos, o Brasil vem galgando posições de destaque no mercado mundial de produtos de origem animal devido ao melhoramento progressivo da situação sanitária do seu rebanho animal, além da inegável qualidade dos produtos exportados. Para que novos e valiosos mercados possam ser prospectados, aumentando a participação mundial do agronegócio brasileiro, é necessária uma mudança qualitativa no status sanitário do país para febre aftosa, que poderá ser alcançado com o reconhecimento de país livre sem vacinação”.

O Plano Estratégico do Programa Nacional de Febre Aftosa – PNEFA foi elaborado considerando a complexidade do tema saúde animal, que definiu objetivos, diretrizes estratégicas, metas globais e um conjunto de 16 operações distribuíveis em 4 aspectos:

a. Interação com as partes interessadas no programa de prevenção da febre aftosa;
b. Ampliação das capacidades dos Serviço Veterinários;
c. Fortalecimento do sistema de vigilância em saúde animal;
d. Realização da transição de zona livre de febre aftosa com vacinação para sem vacinação no país.

A realização dos FÓRUNS tem por objetivo discutir aspectos de interesse comum e gerar contribuições para a execução do Plano Estratégico por meio da interação com a comunidade resultando em uma maior  participação social,  visto que há a necessidade de uma visão intersetorial, coletiva, participativa, o que traz vantagens por favorecer a formação de ambientes compartilhados e democráticos de análise de decisões.

A realização de fóruns se encontra no Plano Estratégico na seguinte conformação:

Operação: Fortalecer a participação social
Resultado esperado: Elevado nível de participação social nas ações do Plano Estratégico
Indicador de Operação: Total de pessoas presentes nos fóruns realizados e total de entidades e organizações participantes em fóruns realizado

 

   

 

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.