‹ Voltar

Iagro participa de atividades práticas no simulado de emergência zoossanitária no CIDASC

• 30 nov 2022
  • Categorias:Geral

A Coordenadora do Programa de Sanidade Suídea, Reny Corrêa Lyrio, representando a Iagro, participou do Simulado de Emergência Zoossanitária, no período de 19 a 26 de novembro, no município de Presidente Getúlio, em Santa Catarina, juntamente com profissionais do serviço veterinário oficial das 26 unidades da federação e tiveram a oportunidade de realizar um exercício prático simulando um caso fictício de Peste Suína Africana (PSA) no Brasil.

“O exercício simulado envolveu mais de 230 profissionais do setor público: federal, estadual, distrital e municipal, do setor privado, de países vizinhos, centros de pesquisa e organismos regionais e internacionais, demonstrando, na prática, como devemos proceder para conter e erradicar focos de PSA, no menor tempo e área possível, minimizando os impactos dessa doença”, destaca o diretor do Departamento de Saúde Animal e Insumos Pecuários do Mapa, Geraldo Moraes.

O treinamento foi realizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) e buscou capacitar e preparar as equipes para as mais diversas situações em caso de ocorrência da PSA ou qualquer outra emergência em saúde animal no Brasil.

Os primeiros dias das atividades foram teóricas, repassando com as equipes os procedimentos previstos nos planos de contingência em caso de suspeita de peste suína africana, doença escolhida para este exercício. Na terça-feira, teve início a etapa prática, com execução das ações como se a ameaça fosse real.

Durante as atividades, os participantes também puderam realizar os procedimentos de montagem e organização do COEZOO, a cadeia de comando, atividades de planejamento, zonificação e atividades de comunicação de risco e educação em saúde animal.

Além do Mapa e Cidasc, o exercício simulado recebeu o apoio do Instituto Catarinense de Sanidade Agropecuária (ICASA), Sindicato da Indústria de Carnes e Derivados no Estado de Santa Catarina (Sindicarne), Associação da Indústria de Carnes e Derivados do Estado de Santa Catarina (AINCADESC), Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Sindicato das Indústrias de Produtos Suínos do Estado do Rio Grande do Sul (SIPS-RS)  e da Prefeitura Municipal de Presidente Getúlio.

PSA

A Peste Suína Africana é uma doença viral que não oferece risco à saúde humana, mas pode dizimar criações de suínos, pois é altamente transmissível.

No Brasil, o último foco da doença foi registrado em 1981 e o país foi declarado livre da PSA em 5 de dezembro de 1984. Até o momento, não existe vacina com eficácia comprovada contra a PSA.

“A prevenção e a preparação para um eventual foco são fatores primordiais para proteção da suinocultura e da economia do País”, ressalta o diretor do Departamento de Saúde Animal e Insumos Pecuários do Mapa, Geraldo Moraes.

Produtor, para notificar suspeita de doenças em animais, clique no banner abaixo:

E-Sisbravet

Em caso de dúvida, entre em contato com a Iagro mais próxima, acessando a lista de telefones das unidades locais.