Campo Grande (MS) – A IAGRO (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) lançou nesta quinta-feira (30) um sistema de rastreabilidade de seus veículos que vão atuar na vigilância sanitária do Estado. Somam à frota, seis caminhonetes L200 que serão utilizadas como unidades volantes nas ações de retirada da obrigatoriedade da vacina contra aftosa.
Presidente da IAGRO, Daniel Ingold explica que o controle de trânsito com a implantação do sistema de vigilância volante integra as ações definidas no PNEFA (Plano Estratégico do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa). “As barreiras volantes vão utilizar inteligência por meio de um BI (Business Intelligence) para avaliar no Estado quais áreas precisam de mais atenção e assim, poder destacar os veículos. Além disso, com um aplicativo no celular, os servidores poderão atualizar as informações na hora da coleta, dando mais dinamismo ao trabalho”. O aplicativo é o e-Vigi@gro que deve ser lançado em breve, após regulamentação.
As caminhonetes foram adquiridas com recursos próprios da IAGRO e somam R$ 900 mil em investimentos. Titular da SEMAGRO (Secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) e presidente do Comitê Gestor do PNEFA no Estado, o secretário Jaime Verruck participou da ação, que contou com poucas pessoas.
Ele destacou que o trabalho da IAGRO no âmbito da vigilância sanitária tem se tornado cada vez mais importante. “A Covid-19 tem nos feito rever toda a questão de vigilância sanitária no mundo, pois estamos mudando a relevância do assunto diante dos acontecimentos. Hoje temos a certeza da importância das medidas de biossegurança. Aliado a isso, estamos focando em tecnologia, que é o caminho para crescermos e melhorar o monitoramento”.
Chefe da SFA/MS (Superintendência Federal de Agricultura), Celso Martins corroborou com o secretário ao dizer que a maneira como estamos enfrentando a doença e as novas formas de trabalhar, com inovação e eficiência vão definir o nosso futuro. “É um momento de reflexão do que podemos mudar, com mais inteligência para reduzir gastos e nos adaptar aos novos tempos”.
Priscilla Peres – Comunicação Semagro