Campo Grande – Assinado, na manhã desta quarta-feira (11), o Termo de Cooperação Técnica para a integração dos sistemas de monitoramento entre a Superintendência de Polícia Rodoviária Federal em Mato Grosso do Sul e a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal – IAGRO.
O documento foi assinado pelo diretor-presidente da Iagro, Daniel Ingold, pelo secretário da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação – Semadesc, Jaime Verruck, juntamente com o superintendente substituto da PRF/MS, inspetor Augusmar Vieira Melo. Na oportunidade, também estiveram presentes o Diretor Adjunto da Iagro, Cristiano Moreira de Oliveira e o Coordenador de Inteligência da Iagro, Robson Campos dos Anjos.
Este acordo tem como finalidade a execução de medidas e definição de procedimentos de colaboração entre as partes, permitindo a troca de habilidades, informações, dados e tecnologias, com o intuito de aprimorar as ações relacionadas à fiscalização, segurança pública e viária no Estado de Mato Grosso do Sul.
O diretor-presidente da Iagro, Daniel Ingold, destaca a importância da fluidez na circulação de informações com o objetivo de direcionar as equipes de maneira estratégica, bem como da importância de um cinturão digital e da colaboração entre as organizações.
Para o superintendente substituto da PRF/MS, Augusmar Vieira Melo, os avanços tecnológicos e o intercâmbio de informações entre as instituições propiciará resultados positivos, como o aumento da eficiência da fiscalização e a melhor prestação de serviços, tanto na segurança pública como no combate ao crime organizado.
Segundo o titular da Semadesc, Jaime Verruck: “Temos ainda um conjunto de ações para referendar o status de área livre de aftosa sem vacinação, além de outras demandas. Por isso, nós temos intensificado as parcerias com outras instituições, a fim de ampliar a defesa sanitária animal e vegetal em Mato Grosso do Sul e proporcionar um ambiente seguro ao produtor rural. Com o termo de cooperação que firmamos hoje, teremos um compartilhamento de conhecimento técnico e a disponibilização, pela PRF, de um nível de infraestrutura tecnológica que vai nos possibilitar a melhoria no monitoramento já realizado pela sala de situação da Iagro, principalmente no controle das áreas de fronteira que já são fiscalizadas pelos agentes da PRF”, pontuou.
O Termo de Cooperação Técnica terá a vigência pelo prazo de 24 meses, podendo ser prorrogado por até 60 meses.