No sábado pela manhã (27/03), por videoconferência (via meet Google) aconteceu a abertura da Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Sanitária e Comunicação em Defesa Agropecuária. Os alunos foram recepcionados pelo Diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFMS Campus Nova Andradina, Prof. Dr. Denis Santiago da Costa que mediou a reunião, estendendo a palavra para o Diretor Geral do IFMS Campus Nova Andradina, o Prof. Dr. Claudio Zarate Sanavria, seguido do Diretor Presidente da Iagro Sr. Daniel de Barbosa Ingold e por fim, as palavras do Coordenador do Curso, o Prof. Dr. Paulo Eduardo Ferlini Teixeira.
O curso de Pós-Graduação Lato sensu em Educação Sanitária e Comunicação em Defesa Agropecuária, foi concebido a partir da recomendação advinda da auditoria referente ao Programa de Avaliação e Aperfeiçoamento da Qualidade dos Serviços Veterinários Oficiais – Quali–SV, que recomendou a capacitação dos servidores em atividades de educação sanitária para atuarem como multiplicadores em todo o Estado de MS. Em uma parceria da Iagro e IFMS, foi elaborado o projeto para essa pós-graduação, tendo sido aprovada pela Resolução N.º 5, de 13 de janeiro de 2020. Essa pós-graduação está sendo ofertada pelo IFMS Campus Nova Andradina e se encontram matriculados 47 servidores da Iagro.
O curso será ofertado de modo modular e presencial, onde haverá encontros mensais e com a previsão de duração do curso em 24 meses, porém neste momento de pandemia o curso será ofertado somente na modalidade não presencial. Havendo a normalização das atividades da IFMS, as aulas presenciais acontecerão no auditório “Benes de Campos”, na Unidade Central da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal – Iagro, em Campo Grande – MS.
O curso está distribuído em três módulos, o Módulo I abrangerá Educação Sanitária, Processo de Ensino-Aprendizagem, Agronegócio e Mercado Internacional, Epidemiologia, Introdução a Comunicação, Metodologia de Pesquisa, seguindo para o Módulo II, Segurança Alimentar e Vigilância, Embasamento Legal da Defesa Agropecuária, Educação Sanitária II, Comunicação Aplicada e Metodologia de Pesquisa II e por fim o Módulo III, os graduandos passarão pelas disciplinas de Tecnologia e Comunicação, Defesa Agropecuária Vegetal, Defesa Agropecuária Animal, Projetos em Educação Sanitária e Media Training.
Para o Sr. Daniel Ingold, Diretor-Presidente da Iagro, essa parceria vem fortalecer o vínculo da agência junto a outras instituições, o que fortalece a intersetorialidade, e a interação com a sociedade, como também a capacitação do corpo técnico da Iagro, que agregará uma expertise em educação sanitária e comunicação na perspectiva da defesa agropecuária.
Paulo, coordenador do curso externou o sentimento de alegria em presenciar a concretude dessa parceria entre a Iagro e o IFMS, e teve como percepção no acolhimento, o envolvimento e as expectativas lançadas sobre a pós advindas dos servidores matriculados, principalmente por ser uma das condições na retirada da vacina.
Mais informações poderão ser acessadas por meio do link abaixo: