Nesta manhã, 19, a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (IAGRO) celebrou a conquista do segundo lugar na categoria “Ideias Inovadoras Implementáveis” no XIX Prêmio Sul-Mato-Grossense de Inovação na Gestão Pública. A cerimônia de premiação ocorreu no Auditório do Bioparque Pantanal e reconheceu os projetos inovadores que impulsionam a administração pública estadual.
O prêmio, coordenado pela Fundação Escola de Governo de Mato Grosso do Sul – ESCOLAGOV/MS em parceria com várias entidades estaduais, contempla projetos em duas categorias: Práticas Inovadoras de Sucesso e Ideias Inovadoras Implementáveis. Este reconhecimento é de suma importância para valorizar iniciativas de servidores públicos estaduais para a modernização da gestão pública e a melhoria dos serviços oferecidos à população.
O projeto premiado da IAGRO, denominado “Inteligência Artificial Aplicada à Análise de Risco na Defesa Agropecuária do MS”, foi desenvolvido pela equipe de profissionais da Agência composta por Glaucy Ortiz, Karla Nadai, Márcio de Oliveira, Marcus Vinicius Angelo e Robson dos Anjos. O time destacou-se entre os 20 finalistas, do total de 185 inscritos, distribuídos nos quatro eixos estratégicos do Governo do Estado de MS: Desenvolvimento Social; Produção, Competitividade e Integração; Inovação e Sustentabilidade; e Governança e Gestão para Resultados.
O projeto visa desenvolver uma ferramenta computacional destinada ao monitoramento inteligente de dados, gerando informações e conhecimento para a melhoria da defesa sanitária agropecuária estadual, contribuindo com a visão estratégica de governo para uma gestão pública mais digital. Glaucy Ortiz explica que a ideia surgiu da interação técnica de profissionais da IAGRO, pesquisadores e demais profissionais vinculados à Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), sob a coordenação do Prof. Dr. Edson Antonio Batista. A ferramenta proposta busca avaliar o grande volume de dados que a Agência dispõe, considerando imagens de satélite para identificar padrões e anomalias, permitindo uma tomada de decisão mais rápida e eficiente, reduzindo os impactos econômicos e ambientais causados por pragas, otimizando o uso de recursos financeiros e humanos, tornando a tomada de decisão das ações de fiscalização mais rápida e precisa.
O presidente da IAGRO, Daniel Ingold, complementa declarando que essa iniciativa busca fortalecer a transversalidade do conhecimento, onde ciência e tecnologia vêm com instrumentos modernos para melhorias na gestão pública, contribuindo com soluções para problemas sanitários associados à produção agropecuária e ao setor agroindustrial, fortalecendo a posição de MS como um dos principais produtores agropecuários do Brasil. Daniel conclui: “A nova ferramenta está alinhada com os objetivos de sustentabilidade e inovação do governo estadual, contribuindo para um futuro sustentável, preparado para enfrentar os desafios da produção agropecuária moderna, garantindo maior segurança alimentar e proteção ambiental.”
Desta forma, a IAGRO avança no alinhamento da visão de governo: um estado inclusivo, próspero, verde e digital, reafirmando seu compromisso com a inovação e excelência na gestão pública e promovendo impacto positivo para o desenvolvimento sustentável e a qualidade dos serviços públicos no Mato Grosso do Sul.