Os morcegos, ao todo 51, sendo 17 machos e 34 fêmeas, estavam em imóvel localizado em uma fazenda no município de Ribas do Rio Pardo.
por: Rodrigo dos Santos/Rádio90FM
Com auxílio de alta tecnologia e imagens de satélite, técnicos da Iagro (Agência Estadual Sanitária Animal e Vegetal) de Campo Grande e Ribas do Rio Pardo, localizaram e capturaram na manhã da última sexta-feira, dia 8 de julho, uma colônia de morcegos hematófagos, popularmente conhecidos como morcego vampiros.
“Por meio desse sistema de localização, que além de imagens de satélite, usa tecnologia Google, nós localizamos a colônia em uma tapera nessa fazenda”, explicou o médico veterinário Francisco Bezerra de Carvalho Neto, popularmente conhecido como “Chiquinho da Iagro”, que é Fiscal Estadual Agropecuário, tem especialização no assunto e atualmente é lotado na Capital.
Os morcegos, ao todo 51, sendo 17 machos e 34 fêmeas, estavam em imóvel localizado em uma fazenda no município de Ribas do Rio Pardo, que fica há cerca de 15 quilômetros da zona urbana. De acordo com o médico veterinário Fabio Shiroma de Araújo, coordenador do Programa Estadual de Controle da Raiva dos Herbívoros do Iagro, a agência tem realizado trabalho preventivo há bastante tempo.
“Tendo conhecimento da transmissão da raiva aos herbívoros, ou seja, os animais de produção, sejam bovinos, equinos, ovinos, suínos, sendo feita pelo morcego hematófago, a Iagro sabidamente vem controlando a população desse principal transmissor. E no Estado, nos últimos anos, a gente tem intensificado bastante essas ações, tendo realizado em torno de 400 vistorias de abrigos por ano e, consequentemente aqueles abrigos com morcegos hematófagos a gente faz o controle dessa população desse transmissor. No último ano nós capturamos e tratamos quase 2.300 morcegos hematófagos”, explicou Shiroma.
Fabio Shiroma destaca que, o aumento da presença do morcego vampiro na região, pode estar atribuído a mudança da matriz econômica pela qual passa Ribas do Rio Pardo.
“Particularmente o município de Ribas vem tendo uma transformação em sua matriz econômica, ou seja, retirando a bovinocultura, implantando a silvicultura. Então, em uma determina região que você tinha uma população expressiva de bovinos, você retira-os pra plantar eucalipto, por exemplo, esses morcegos que vinham se alimentando de bovinos, eles têm que procurar outras regiões com bovinos. E nesses casos ocorre a disputa entre os morcegos e, a possível transmissão da raiva entre eles. Por isso que a gente vem fazendo esse serviço preventivo, evitando que a raiva se dissemine entre os morcegos, consequentemente para os animais”, explicou o coordenador.
Perigo para as pessoas
O coordenador do Programa Estadual de Controle da Raiva dos Herbívoros do Iagro, Fabio Shiroma, questionado sobre o perigo direto para os humanos, respondeu que o perigo é real.
“Em qualquer situação que o morcego deixar de ter o alimento principal, que seja o bovino ou equipe e, encontrar o humano mais vulnerável, com certeza ele sugará os humanos. Na verdade, esse serviço que a gente realiza é pra evitar que isso venha acontecer em um futuro próximo”, explicou o médico veterinário.
Iagro de Ribas do Rio Pardo
O chefe do escritório local de Ribas do Rio Pardo, o médico veterinário Rogério de Grandi Castro Freitas disse que o aumento da presença desse tipo de morcego em propriedades riopardenses começa a preocupar. Em junho desse ano, 18 hematófagos foram encontrados em uma chácara na região do Balneário Mantena.
“Está começando a preocupar, porque nos últimos anos tema acontecido de aparecer colônias em Ribas do Rio Pardo que não apareciam antes. O ano passado teve um foco de raiva aqui no município, em bovinos. Já encontramos mais ou menos três colônias na região do Imbirussu e, agora em volta da cidade, no Mantena, beira do Botas, por isso está preocupando. A orientação é a vacinação do rebanho. O jeito mais fácil de você saber se o morcego é ou não hematófago, é pelas fezes dele que, além de ser um cheiro muito ruim, faz uma sujeira muito grande no local.
Rogério de Grandi orienta que, aqueles moradores de locais que tem a presença de morcegos e suspeitam que sejam hematófagos, que procurem a agência Iagro de Ribas com urgência. A recomendação da Iagro para os produtores que observarem casos suspeitos é para que não manuseiem os animais, sob risco de adquirir a doença.
Serviço
A Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal de Ribas do Rio Pardo) fica localizada na Rua Carlos Anconi, 1667 – Jardim Vista Alegre. O telefone é (67) 3238-1270.