Campo Grande MS – A Coordenadora do Programa Nacional de Saúde Apícola (PNSAb), Noirce Lopes da Silva, esteve no local dia 24 de agosto juntamente com o FEA Elias Cáceres Oruê, que realizou a coleta de material, o qual será enviado ao laboratório LADDAN e seguirá para análise em laboratório credenciado para diagnóstico de possível agente causal.
A coordenadora explica que todos podem notificar suspeita ou ocorrência de doença ou praga relacionadas às abelhas ou demais espécies. Na ocasião, a notificação foi realizada pelo apicultor.
O controle sanitário dos estabelecimentos que exerce a apicultura ou meliponicultura é realizado pela IAGRO, que visa ao fortalecimento da cadeia produtiva apícola, por meio de ações de vigilância e defesa sanitária animal, efetuando o cadastramento das mesmas e realizando a vigilância sanitária. Aqui no MS a IAGRO cadastra todos os que possuem abelhas, sejam nativas ou Apis mellifera.
O produtor deve fazer o cadastro da atividade junto a uma Unidade Local da IAGRO, no Estado de Mato Grosso do Sul, a fim de colaborar nas ações sanitárias a serem estabelecidas.
O endereço para a notificação encontra-se no link: https://sistemasweb4.agricultura.gov.br/sisbravet/manterNotificacao!abrirFormInternet.action