Nos dias 22 e 23 de março, a Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal – Semadesc) participou do 1º Simpósio de Fitossanidade, organizado pela empresa Crop Solutions, de São Gabriel do Oeste. O evento reuniu cerca de 160 pessoas, entre produtores rurais, consultores agronômicos, estudantes e profissionais do setor agropecuário.
A Iagro foi representada pelas agrônomas Mayara Chacha e Silvia Luft, que ministraram uma palestra sobre os riscos da praga Amaranthus palmeri, uma planta daninha que pode afetar as culturas de soja, milho e algodão e causar grandes prejuízos para a agricultura do Estado.
A praga foi recentemente identificada em Aral Moreira e pode se disseminar rapidamente por meio das sementes, que podem ser transportadas pelo maquinário agrícola. Além disso, a planta é resistente a vários herbicidas, o que dificulta o seu controle.
Na palestra, as agrônomas mostraram as principais características morfológicas e biológicas da planta para auxiliar na identificação precoce no campo. Elas também orientaram os produtores sobre as medidas fitossanitárias que devem ser adotadas para evitar a propagação da praga.
A orientação foi que, caso encontrem carurus resistentes a herbicidas, não cortem as plantas e não transitem com o maquinário do talhão com ocorrência para outras áreas. Além disso, devem procurar a Iagro o mais breve possível para mais orientações e para que a agência faça a coleta para identificação oficial da espécie.
As agrônomas também visitaram escritórios de consultoria agronômica e revendas para entregar materiais educativos sobre o Caruru Palmeri em São Gabriel do Oeste. Os materiais contêm informações sobre a praga e os cuidados necessários para impedir a sua disseminação.
As ações da Iagro foram muito produtivas e esclarecedoras. A agência agradece à Crop Solutions pelo convite para a participação no Simpósio e a todos os estabelecimentos voltados ao agro que disponibilizaram espaço para afixar os cartazes alertando sobre a praga. A agência também ressaltou que a união de forças levará a melhores resultados na proteção das lavouras.