GTS – Guia de Trânsito de Subprodutos

A PORTARIA SDA/MAPA Nº 871, DE 10 DE AGOSTO DE 2023 aprovou os procedimentos de trânsito e certificação sanitária de subprodutos animais não comestíveis de uso industrial ou uso técnico, de trânsito de resíduos da exploração pecuária e de certificação sanitária de produtos obtidos de fontes animais com finalidades de uso específicas.

O Manual de Procedimento Operacional Padrão para o trânsito de subprodutos de origem animal não comestíveis de uso industrial ou técnico – GTS, do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), tem como objetivo estabelecer os procedimentos para o trânsito de subprodutos de origem animal não comestíveis de uso industrial ou técnico no território nacional.

No estado do Mato Grosso do Sul, a PORTARIA IAGRO MS N° 3.722, de 24 de janeiro de 2024, estabeleceu os procedimentos de credenciamento do profissional, o cadastro de estabelecimentos manipuladores de subprodutos animais não comestíveis (EM) e a emissão da Guia de Trânsito de Subprodutos eletrônica (e-GTS) e regulamentou o transporte de subprodutos de origem animal (não comestíveis) e de resíduos provenientes da exploração pecuária, permitindo a circulação no território nacional para fins industriais, uso técnico ou exportação para países que exigem certificação sanitária oficial.

LEGISLAÇÃO GTS

PORTARIA IAGRO – MS N° 3.722 – e-GTS

PORTARIA SDA_MAPA Nº 871, DE 10 DE AGOSTO DE 2023 – PORTARIA SDA_MAPA Nº 871, DE 10 DE AGOSTO DE 2023 – DOU – Imprensa Nacional

Manual de Procedimento Operacional Padrão para o trânsito de subprodutos de origem animal não comestíveis de uso industrial ou técnico.
link: https://wikisda.agricultura.gov.br/pt-br/Sa%C3%BAde-Animal/Manual_GTS

FORMULÁRIOS e ANEXOS GTS

FOR.DIR.021 REQUERIMENTO PARA CREDENCIAMENTO E CADASTRO PARA EMISSÃO DE GUIA DE TRÂNSITO DE SUBPRODUTOS (e-GTS)

FOR.DIR.022 REQUERIMENTO PARA CADASTRO DE ESTABELECIMENTO MANIPULADOR DE SUBPRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL