Fomentar Fronteiras: Governo de MS discute parcerias em momento de industrialização do Paraguai

Categoria: Geral | Publicado: quinta-feira, março 16, 2017 as 08:58 | Voltar

Campo Grande (MS) – O fomento da parceria Brasil-Paraguai em momento atual de industrialização do país vizinho foi tema de reunião nesta terça-feira (dia 14) entre a vice-governadora Rose Modesto, o secretário de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel, o secretário de Meio Ambiente e de Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck, o vice-prefeito de Ponta Porã, Caio Augusto mais empresário do Paraguai.

“Esta é uma oportunidade bastante importante para desenvolvimento econômico dos dois lados da fronteira, o que consequentemente alavanca desenvolvimento social. A contribuição entre os países é fundamental para que os dois avancem”, apontou a vice-governadora Rose Modesto.

Por meio do programa “Fomentar Fronteiras” o Governo do Estado vem construindo parcerias internacionais e com o Paraguai, o avanço é ainda maior uma vez que o país vizinho vem registrando crescimento anual de 7%. “Temos muitas indústrias e empresas migrando para solo paraguaio e entre os objetivos está estruturar, por exemplo, uma rede de distribuição em Mato Grosso do Sul para também ampliarmos as nossas parcerias comerciais internacionais”,  destacou o secretário Verruck.

Uma agenda de trabalho está em curso para intercâmbio entre empresários e autoridades dos dois países. “Creio que o grupo precisa estar articulado tanto do Paraguai quanto nós do Brasil, aqui em Mato Grosso do Sul, em prol dessa agenda de trabalho”, apontou o secretário Riedel.

Na mesa, pela primeira vez, a prefeitura de Ponta Porã, representada por seu vice, terá o papel de regionalizar as ações estratégicas. “Essa é uma parceria que interessa para os dois lados da fronteira e Ponta Porã vai auxiliar nessa construção e execução de políticas econômicas”, acrescentou o vice-prefeito, Caio Augusto.

Na ocasião foram apresentadas plantas comerciais de empreendimentos do lado paraguaio. A industrialização do Paraguai pode contribuir ainda com a geração de emprego para brasileiros situados na faixa de fronteira e ainda avançar em questões de desenvolvimento social alavancando o combate a crimes como contrabando, tráfico de drogas e de armas.

Michelle Rossi (Assessoria Vice-Governadoria)
Fotos: Leca

Publicado por: