Fiscais da Iagro recebem treinamento para fiscalização de máquinas e equipamentos agrícolas

Categoria: Sanidade Vegetal, Trânsito | Publicado: segunda-feira, março 27, 2023 as 16:38 | Voltar

No dia 24, fiscais da Iagro participaram de um treinamento para a fiscalização de máquinas, equipamentos e implementos agrícolas. A ação contou com a participação de servidores da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná - ADAPAR, com o objetivo de buscar alinhamento e parceria entre os estados vizinhos na prevenção da introdução e disseminação de pragas.

O trânsito de máquinas, equipamentos e implementos agrícolas é um importante veiculador de pragas, especialmente no que tange à introdução de plantas daninhas. Por isso, é necessário que os itens sejam devidamente limpos antes de serem utilizados em diferentes propriedades.

A Portaria Iagro 3.694/2023 trouxe as disciplinas adequadas a serem seguidas em relação à documentação obrigatória durante o trânsito desses maquinários e aos procedimentos de lavagem para diminuir o risco de introdução e disseminação de pragas. Durante a reunião, foram explorados todos os instrumentos que a portaria estabelece, além de orientações quanto aos procedimentos de fiscalização e educação sanitária dos maquinários irregulares.

O treinamento foi importante para capacitar os fiscais da Agência e garantir a efetividade das medidas de prevenção à introdução e disseminação de pragas, protegendo assim a sanidade das plantas e animais no Estado.

Publicado por: Iza Olmos Rodrigues de Lima

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.