Fiscais Agropecuários da Iagro participam de auditoria para adesão ao Sisbi na sede do consórcio CONISUL

Categoria: COMPROMISSO, DIPOA | Publicado: quinta-feira, setembro 30, 2021 as 08:18 | Voltar

O presidente do Consórcio CONISUL (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Região Sul do Mato Grosso do Sul), Chico Piroli, recebeu para uma reunião, nesta segunda-feira (27), os auditores federais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Luís Eduardo da Silva (SISA-SFA-RJ), Clério Alves da Silva (MAPA-SFA-MG) e Vitor Laercio de Sá Leal Santos (CSU-DSN-SDA-MAPA). O objetivo é a adesão do consórcio ao SISBI.

A reunião contou com a presença dos técnicos do consórcio CONISUL, bem como os fiscais municipais da cidades de Eldorado, Cláudio Boszczovski, e a médica responsável pelo consórcio em Iguatemi, Ana Paula Neto, os vereadores de Sete Quedas, Erlon Daneluz e Paulo Chagas e os Fiscais Estaduais Agropecuários da IAGRO, Almerinda Moraes Mascarenhas e Roberto Siqueira Bueno.

Na ocasião, foram realizadas auditorias na sede do consórcio Conisul, no estabelecimento Queijaria Vovó Deka, no município de Eldorado e no estabelecimento Mandiokas (Naviraí), unidade de beneficiamento de carnes e produtos cárneos - unidade de beneficiamento de leite e derivados.

PROJETO CONSIM: Projeto de ampliação de mercado de produtos de origem animal (POA) para consórcios públicos de municípios.

O objetivo do projeto é de orientar tanto os consórcios para que a inspeção nos municípios que compõem os consórcios seja harmonizada e considerada equivalente ao Mapa para adesão ao SISBI (Sistema Brasileiro de Inspeção) e possibilitar a ampliação de mercados de POA do nível local para o nível nacional.

É a primeira vez que é realizado um trabalho de orientação e apoio dessa forma, onde foram selecionados no primeiro semestre, entre 40 consórcios interessados, 12 consórcios que envolveram as regiões Sul, Sudeste, Centro Oeste e Nordeste. Foram selecionados 2 consórcios de municípios no MS, o CONISUL com sede em Iguatemi e o COINTA, com sede em Coxim.

A intenção é trabalhar de forma articulada, como prevê o Suasa (Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária), articulando o nível Federal, com o nível Estadual (Iagro) e o Serviço Municipal nesses casos, em função do projeto que são municípios consorciados.

O projeto começou efetivamente no meio do ano, em função do atraso da pandemia e vai encerrar em novembro de 2021, e com isso, pretende-se reduzir o prazo médio de adesão dos consórcios de 3 anos para aproximadamente 1 ano com a orientação e assessoria que envolve tanto o Serviço de Inspeção quanto consultores especializados em pequenas agroindústrias e foram contratados pelo Instituto Interamericano de Cooperação para Agricultura que é um parceiro desse projeto do Mapa.

A participação da Iagro é importante nos debates e discussões, de forma que se tenha um alinhamento do nível Federal, Estadual e Municipal no Projeto.

 

Publicado por: Iza Olmos Rodrigues de Lima

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.