Ao afirmar que toda linha de desenvolvimento agropecuário do Estado está calcada na integração, o Secretário Jaime destacou a importância do tema da feira durante o lançamento da edição 2018, na Famasul
Campo Grande (MS) – Ao mesmo tempo em que mantém papel preponderante na agenda do Governo de Mato Grosso do Sul, a sustentabilidade é colocada no foco das discussões pela Fundação MS quando o ‘Carbono Zero’ surge no bojo da edição de 2018 do Showtec.
Ao lembrar que a avaliação da competitividade dos Estados leva em consideração a emissão de Co2 (gás carbônico), o Secretario de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, observou, durante o lançamento de mais uma edição do Showtec, realizado na manhã desta terça-feira na Famasul, que a escolha do tema vem de encontro com as ações do Governo do Estado, que através da Semagro mantém um fundo para apoio as fundações, tornando-se importante parceiro para realização de eventos que difundem ciência e tecnologia, principalmente voltada ao desenvolvimento do agronegócio.
Reconhecendo o evento como uma das maiores feiras de ciência e tecnologia do agronegócio Brasileiro e que consegue mostrar na pratica para o produtor rural como ele vai utilizar a tecnologia e através dela elevar a sua produtividade, Jaime deu eco a afirmação do Governador Reinaldo sobre a visão estratégica que sua gestão tem de tornar Mato Grosso do Sul um Estado carbono neutro. “Isso significa que vamos trabalhar para incentivar toda atividade a buscar essa condição” reforçou.
Ao afirmar que toda linha de desenvolvimento agropecuário do Estado está calcada na integração – seja ela agricultura/pecuária, agricultura/pecuária/ floresta ou pecuária/floresta – o Secretário Jaime, colocou novamente em evidência a escolha do tema da feira, ao lembrar que dos 11 milhões de hectares que trabalham com integração no Pais, 2 milhões estão em Mato Grosso do Sul, ao mesmo tempo em que demonstrou preocupação com pesquisa divulgava ontem pela Organização Mundial de Meteorologia que revelou a concentração recorde de Co2 em 2016, apesar da redução nas emissões.
Para Jaime, o aumento dessa concentração pode sim ser atribuído a ocupação humana, com a exploração de recursos naturais e combustíveis fósseis mas, também aos fatores climáticos. “Dai a importância da discussão ser feita durante a Showtec com foco no carbono zero e as tecnologias voltadas para essa missão’ completou.
Estado Carbono Neutro
Na oportunidade o Secretário Jaime destacou uma das ações desenvolvidas pelo Governo que buscam tornar o Estado ‘carbono neutro’ que é a realização e junção de inventários (que dão o panorama de quem emite e quem absorve carbono no Estado) por atividades, com instituições parceiras.
Showtec 2018
Considerada uma das maiores do segmento da agricultura e pecuária do Brasil, a Showtec 2018, será realizada entre os dias 17 e 19 de janeiro, em Maracaju, na sede da Fundação MS, trazendo o tema ‘Carbono Zero’ em destaque. Nessa edição, a feira contará com a certificação de compensação de carbono por meio do plantio de árvores nativas. Na prática, as emissões de carbono geradas pela organização e realização do evento serão anuladas com plantio de árvores nativas na Serra da Bodoquena. Com uma pegada mais ecológica, o Showtec segue com sua missão de difundir tecnologias para apoiar o expressivo crescimento da área cultivada em Mato Grosso do Sul.
Kelly Ventorim.