Equipes da Iagro trabalham em perifoco de Raiva em Itaquiraí

Categoria: SANIDADE ANIMAL | Publicado: segunda-feira, outubro 9, 2017 as 14:01 | Voltar

Campo Grande (MS) - A equipe da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) está trabalhando no perifoco de raiva em Itaquiraí. O objetivo é realizar ações de vigilância e palestras buscando passar aos produtores o máximo de informações sobre a doença.

No inicio do mês, dia 03 de outubro, em Naviraí, aconteceu uma reunião com equipes da Prefeitura de Itaquiraí e da Regional Agraer buscando para apoio na mobilização e organização dos produtores rurais em setores, dentro dos assentamentos, para que fossem ministradas palestras educativas.

No dia seguinte, dia 4, três equipes realizaram vigilância em 54 lotes do Assentamento Santo Antônio, onde segundo o Fiscal Estadual Agropecuário, da Coordenação Estadual dos Programas, Nacional de Controle da Raiva dos Herbívoros (PNCRH) e de Prevenção e Vigilância da Encefalopatia Espongiforme Bovina (PNEEB), Fabio Shiroma de Araújo, não foram encontrados abrigos com morcegos hematófagos nem animais com suspeita nervosa. No local também foi realizada mobilização para palestras que tiveram inicio no ultimo dia 06, e tem programação para acontecerem hoje, dia 09, amanhã, dia 10 de outubro e ainda nos dias 17 e 18.

No ultimo dia 05, três equipes realizaram vigilância em outros 30 lotes do Assentamento Santo Antônio, com captura noturna em três propriedades, sem captura de morcegos. Nesses lotes também não foram encontrados abrigos com morcegos hematófagos nem animais com suspeita nervosa. No local aconteceu mobilização para as palestras programadas e citadas acima.

Estiveram envolvidas nas ações: Marcus Albuquerque (FEA UL Itaquiraí), Carlos Eduardo Fernandes Pires (FEA UL Brasilândia), Milena Zanoni (AFA UL Brasilândia) Carlos Alberto Cacere (ASA Central), Ezequias Dudu (AFA UL Bandeirantes), Éder Aparecido Farias (AFA UL Angélica), Cleiton Ferreira (AFA UL Nova Andradina) e Francisco Elias Ferreira Neto (AFA UL Eldorado).

Kelly Ventorim

Publicado por: kventorim@semagro

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.