Iagro divulga resultado das ações de controle à raiva dos três primeiros meses do ano de 2022. Neste primeiro trimestre, 1.515 propriedades foram visitadas e cerca de 362 morcegos hematófagos (que se alimentam de sangue) foram capturados. Estes animais são os principais transmissores da raiva no meio rural, e as ações visam controle e prevenção da doença.
A equipe da unidade regional da Iagro de Naviraí realizou ações nas cidades de Eldorado, Naviraí, Caarapó, Juti, Iguatemi e Mundo Novo, sendo nesta região visitadas 223 propriedades, vistoriados 76 abrigos de morcegos e capturados 125 animais. O Coordenador do Programa Nacional de Controle da Raiva dos Herbívoros e outras encefalopatias – PNCRH na Iagro, Fábio Shiroma de Araújo, destaca que a ação nessa região ocorreu tendo em vista um caso de raiva identificado na cidade de Eldorado, portanto, as equipes trabalharam atuando nas propriedades vizinhas desse foco num entorno de 12km, orientando quanto a vacinação e controle dos morcegos em possíveis abrigos.
Em ação conjunta, as equipes das unidades regionais de Três Lagoas e Nova Andradina, considerando que as cidades estão próximas do Rio Paraná e seus afluentes, também realizaram ações de prevenção em: Angélica, Anaurilândia, Batayporã, Ivinhema, Novo Horizonte do Sul e Jateí, com visita a 120 propriedades rurais, vistoria em 51 abrigos e captura e controle de 103 morcegos hematófagos.
As propriedades rurais visitadas são orientadas quanto ao risco de ocorrência da doença e também quanto a prevenção, considerando que há prejuízos relacionados a perda de animais e, além disso, riscos à saúde humana, já que não há cura para a raiva.
Além dessas ações, foram realizadas palestras nas cidades de Rio Brilhante e Anastácio.
É importante lembrar que propriedades localizadas em regiões de risco, ou seja, com locais propícios para moradia de morcegos (morraria, margens de grandes rios) devem realizar a vacinação preventiva. Também é necessário que seja notificada a Iagro o conhecimento de possível abrigo dos animais para o controle populacional.
A raiva
A raiva é uma zoonose (doença que passa dos animais ao homem e vice-versa), transmitida por um vírus mortal tanto para o homem como para o animal, que penetra no organismo através da pele ou mucosas, por meio de mordidas, arranhões ou lambedura.
Ressaltamos que os produtores devem comunicar imediatamente a Iagro, caso algum animal apresente os sintomas da doença, que é caracterizada pela perda de apetite, salivação e andar cambaleante.
Para encontrar a unidade mais próxima de você, acesse a página da Iagro no link – Onde Estamos.
Matéria de Evellyse Michelle de Souza Moraes sob supervisão de Iza Olmos Rodrigues de Lima