Equipe da Iagro participa do Encontro Nacional de Defesa Sanitária Animal ENDESA, em Cuiabá

Categoria: Geral | Publicado: segunda-feira, outubro 19, 2015 as 13:02 | Voltar

Campo Grande (MS) – Quatro dos principais técnicos da Agência Estadual de Sanidade Animal e Vegetal de Mato Grosso do Sul (Iagro), coordenados pelo Diretor Presidente da Agência, Luciano Chiochetta, participam durante os próximos cinco dias, no centro de eventos Cenarium Rural, em Cuiabá, do IV Encontro Nacional de Defesa Sanitária Animal – ENDESA 2015.

Promovido pelo Departamento de Saúde Animal da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) o encontro tem como tema “Proteger os animais, preservar nosso futuro”.

Paralelamente serão realizados no mesmo local a Conferência Extraordinária da COSALFA (Comissão Sul-Americana para a Luta contra a Febre Aftosa), reunião do Comitê Veterinário Permanente do Cone Sul (CVP), e reunião do Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária (FONESA).

Para Luciano, a participação no evento significa uma oportunidade de atualização para a equipe. “Os principais temas que envolvem a defesa sanitária no País entram em pauta neste encontro. É fundamental a nossa participação”, completou.

ENDESA

O Endesa visa aprimorar ações de Defesa Sanitária Animal, por meio do intercâmbio entre o Serviço Veterinário Oficial, setor privado e meio acadêmico e científico, realiza um balanço das ações dos dois últimos anos anteriores e projeta ações para os próximos dois anos, destacando-se como um dos principais eventos técnico-científico dirigido ao público com interesse em Defesa Sanitária Animal.

Nesta quarta edição do evento, busca-se dar visibilidade ao trabalho do Serviço Veterinário Oficial, harmonizar procedimentos técnicos dos diversos programas de saúde animal desenvolvidos no Brasil e ampliar o conhecimento dos profissionais que, direta ou indiretamente, atuam na área de Defesa Sanitária Animal, em prol da sociedade brasileira.

Serão abordados temas como Ferramenta PVS/OIE – Qualidade dos Serviços Veterinários Oficial e Privado, uso de TI na Defesa Sanitária Animal, Análise de Riscos como norteadora das ações de Defesa Agropecuária, Segurança da região de Fronteiras internacionais/Áreas de Proteção Zoossanitária-APZ; Ampliação da Zona Livre de Febre Aftosa com Vacinação e sem Vacinação, Doenças Emergentes e Re-emergentes / Interface Saúde: Animal/Humana-Meio.

Como nas edições anteriores, haverá apresentação de trabalhos técnico-científicos relacionados com a “Defesa Sanitária Animal”, em sessão de pôster, de acordo com as regras para a inscrição de trabalhos.

Kelly Ventorim,  com informações do IndeaMT

Publicado por: kventorim@semagro

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.