Campo Grande (MS) – O diretor-presidente, Luciano Chiochetta, as fiscais estaduais agropecuária da Divisão de Defesa Sanitária Animal, Kathianne Kelly Chaves de Oliveira e Ilda Bottene, o gerente de Defesa Sanitária Animal, Rubens de Castro Rondon, da Agência Estadual de Defesa Animal e Vegetal (Iagro), participam hoje, em Cuiabá (MT), do 4º Encontro Nacional de Defesa Sanitária Animal – Endesa 2015.
Realizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o evento que reúne profissionais de todo canto do País, foi aberto na noite anterior com a 5ª Reunião Extraordinária da Cosalfa (Comissão Sul-Americana para a Luta contra a Febre Aftosa), onde foram colocados em pauta a atuação epidemiológica da febre aftosa nos países sul americanos e pontuados os desafios para sua erradicação até 2020 nos 13 países que compõem a comissão.
Já na reunião do Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária (Fonesa), na manhã desta terça-feira (19), o grupo discutiu com o diretor do Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Guilherme Marques, a importância de definir ações integradas para garantir a sanidade animal e o financiamento desse trabalho nos Estados.
Também entrou em debate a responsabilidade sobre a sanidade dos animais aquáticos que, com a extinção do Ministério da Pesca, passa novamente a ser de responsabilidade do MAPA.
Para Luciano, o trabalho na área de sanidade, se realizado de forma coordenada e baseada na cooperação entre os vários elos da cadeia produtiva, entidades e governos, pode obter resultados muito mais eficazes. “Os encontros periódicos e a troca de experiências que acontecem durante os vários eventos são fundamentais para a melhoria da qualidade do serviço no Estado de origem. A sanidade exige vigilância permanente”, frisou.
Endesa
O Endesa 2015 tem como tema “Proteger os animais, preservar nosso futuro” e visa aprimorar ações de Defesa Sanitária Animal, por meio do intercâmbio entre o Serviço Veterinário Oficial, setor privado e meio acadêmico e científico. O encontro realiza um balanço das ações dos dois últimos anos e projeta ações para os próximos dois anos, destacando-se como um dos principais eventos técnico-científico na área da Defesa Sanitária Animal.
Cosalfa
Criada em 1972, a Cosalfa tem a finalidade de avaliar o progresso alcançado pelos programas nacionais de controle e erradicação da febre aftosa na América do Sul, e recomendar ações para esses programas, assegurando a integração regional de ações de intervenção. Os 13 países membros da Cosalfa são: Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Panamá, Paraguai, Peru, Suriname, Venezuela e Uruguai.
Fonesa
O Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária, é uma reunião permanente que congrega agências de defesa e inspeção de todo o Brasil e o Ministério da Agricultura e Pecuária.
Kelly Ventorim – Sepaf