Beretta foi recepcionado pelo Diretor Executivo, Adão Antônio Hoffmann, com quem conversou sobre o desenvolvendo o plantio de algodão no Mato Grosso do Sul e obteve informações bastante positivas.
Segundo explicou, a maior parte do algodão cultivado no Estado, vem depois da soja, ou seja, é uma segunda cultura, uma safrinha, que é plantado impreterivelmente em janeiro por conta das condições climáticas. Conforme seu relato o plantio vai muito bem, deve passar dos trinta mil hectares cultivados em todo Estado e o algodão da região de ‘Baús’ já está inclusive germinando, conforme pode ser conferido na foto apresentada por Adão, durante o encontro.
Beretta comentou com Adão sobre o trabalho que a Associação faz para eliminação das plantas voluntárias, tigueras – por erradicação química – nas margens das rodovias, classificando-o como fundamental para evitar a perpetuação de pragas ou doenças, como o bicudo, por exemplo.
Adão comentou ainda que Ampasul esteve com stand na Showtec em Maracaju oferecendo aos produtores mais uma opção de rotação e diversificação de cultura naquela região, que atualmente já conta com aproximadamente 2.000 hectares cultivados e com bom desenvolvimento. A ideia é retomar o plantio de algodão naquele município.
Segundo Adão, pelo menos três produtores confirmaram a disposição em voltar a trabalhar com a produção do fio o que o deixou extremamente otimista quanto ao trabalho da Ampasul que leva informações sobre as novas tecnologias disponíveis e as mudanças (para melhor) na rentabilidade daquela cultura e seu desenvolvimento sustentável.
Adão comentou com Beretta sobre as obras da nova sede da Ampasul, que encontram-se em adiantado estágio, ao mesmo tempo em que adiantou o convite para sua inauguração que deve ocorrer ainda no primeiro semestre, até o mês de abril.
No final da Visita Adão presenteou Beretta com uma Bíblia, que faz parte do projeto de distribuição gratuita de Walter Schlatter, Presidente da Ampasul.
Antes de retornar a capital o superintendente ainda visitou a Prefeitura e as instalações da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) daquele munícipio.
Kelly Ventorim