Em Portugal, produtores são obrigados a pagar curso para usar pesticidas

Categoria: Geral | Publicado: quarta-feira, dezembro 23, 2015 as 08:04 | Voltar

Usar pesticidas sem habilitação dá multa de 500 €.

Todos os agricultores que compram, manuseiam ou aplicam pesticidas têm de obter uma licença, que passou a ser obrigatória a partir do dia 26 de novembro.

Quem agora for apanhado a utilizar os produtos fitofarmacêuticos sem ser portador do curso e autorização, habilita-se a pagar uma multa de 500 euros.

A GNR vai reforçar a fiscalização a partir de janeiro. A acção de formação que capacita os agricultores de usar aqueles produtos tem uma duração de 50 horas.Agora é paga, mas nos últimos três anos realizaram-se formações grátis.

A medida, que pretende salvaguardar a saúde humana e o ambiente, assim como os recursos naturais está a inquietar os agricultores, uma vez que para garantir esta habilitação os profissionais agrícolas têm de pagar o curso que agora custa 160 €. Os agricultores não se conformam e estão revoltados.

"Os agricultores andaram uma vida inteira a aplicar pesticidas e não mataram nem morreram. Acho bem que se proteja o ambiente, mas não acho justo termos de pagar o curso", referiu ao CM Maria Salete Dias, agricultora na localidade de Lobagueira, no concelho de Viseu. Os agricultores não têm dúvidas que esta é mais uma forma de acabar com os mais pequenos.

"O Governo devia era encontrar soluções para ajudar os pequenos agricultores a vender os seus produtos, porque é cada vez mais difícil", complementou Maria Dias.

"Acho isto muito mal. Antes ainda semeava batatas e milho para vender e agora não tenho margem para nada. Ou nos ajudam ou ninguém vai tirar este curso", lamenta-se Maria Licínia, de 66 anos. 

Por Luís Oliveira, Tiago Virgílio Pereira DIÁRIO DA MANHÃ
Ler mais em: http://www.cmjornal.xl.pt/nacional/detalhe/obrigados_a_pagar_curso_para_usar_pesticidas.html

Publicado por: kventorim@semagro

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.