O trabalho concedeu o título de mestre em Engenharia de Produção ao assessor de planejamento do Senar-MT, Fábio Bini. A dissertação foi aprovada no último dia 04 de janeiro pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus Bauru. “Meu objetivo foi desenvolver o trabalho científico de forma a contribuir com a minha atividade profissional”, revelou.
“Fica evidente a contribuição do Sistema Famato/Senar para a melhora contínua da performance sustentável da produção agrícola, garantindo ao Estado, privilegiado destaque em vários critérios importantes, como a logística reversa de embalagens de defensivos agrícolas, boas práticas agrícolas, eficiência produtiva e economia de recursos”, avalia Bini.
A dissertação analisou os principais motivadores da agricultura mais sustentável no Estado e também comparou a influência das atividades de capacitação profissional, com o aumento da sustentabilidade produtiva e a redução de impactos nas propriedades agrícolas produtoras de soja e milho de Mato Grosso. “Os resultados confirmam que a produção agrícola acompanha o comportamento da produção industrial, sendo o treinamento e a qualificação, requisitos importantes para a melhora da performance ambiental das empresas e também do nível de segurança praticado pelos trabalhadores, conforme já constatado anteriormente nas pesquisas realizadas no setor pela Aprosoja”, resume. “Neste contexto o Senar-MT tem um papel fundamental, já que é o braço educacional do setor agropecuária”, enfatiza.
Bini foi orientadora pela professora Doutora do Departamento de Engenharia de Produção, Rosane Battistelle, que tem como linha de pesquisa a gestão ambiental. Para ler a dissertação “Análise da performance ambiental e a capacitação profissional rural na produção de soja e milho no Estado de Mato Grosso”, acesse a partir de 07 de fevereiro o link:http://www2.feb.unesp.br/pos/bibliotecavirtual/documentosCurso.php?COD=c81e728d9d4c2f636f067f89cc14862c.