Campo Grande – Ontem (31), o Departamento De Inspeção de Produtos De Origem Animal– DIPOA da Iagro recebeu o coordenador do Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do Rio Taquari – SIM-COINTA, Dr. Rafael Rezende Ramos, que visitou a DIPOA/IAGRO para uma troca de informações técnicas relacionadas a área de inspeção animal.
Durante a visita, o coordenador apresentou as ações realizadas pelo Consórcio ao longo dos anos e que atualmente tem potencial para colaborar em diversas áreas. “O Cointa tem excelência em múltiplas áreas, respeitando sempre as diferenças socioeconômicas e culturais de cada região”.
Na ocasião estiveram presentes os profissionais que estão diretamente ligados ao SERVIÇO DE INSPEÇÃO ESTADUAL (SIE-MS), Renata Campozan Baceggio, responsável pelo núcleo de carne, Roberto Siqueira Bueno, auxiliar do núcleo SISBI, Almerinda de Moraes Mascarenhas, responsável pelo núcleo SISBI, Marcos Camargo, responsável pelo núcleo de combate e repressão a produtos de origem animal clandestinos e irregulares, Flavia Queiroz Cusinato da Fonseca, responsável pelo núcleo de mel e ovos, Cristianne Maria Ximenes Nogueira Petrucci, Chefe da DIPOA/IAGRO, Joanne de Paula Almeida Pereira, responsável pelo núcleo de leite e derivados e Luiz Gustavo Rocha Silva, assessor da chefia.
PROJETO CONSIM: Projeto de ampliação de mercado de produtos de origem animal (POA) para consórcios públicos de municípios.
O SIM-COINTA busca estreitar a relação entre os órgãos fiscalizatórios para continuamente buscar a evolução das diversas ações realizadas que valorizem o pequeno produtor, a região e, principalmente, que zele pela QUALIDADE E SANIDADE dos produtos.
O objetivo do projeto é de orientar os consórcios, para que a inspeção nos municípios que compõem os consórcios seja harmonizada e considerada equivalente ao MAPA para adesão ao SISBI (Sistema Brasileiro de Inspeção) e possibilitar a ampliação de mercados de POA do nível local para o nível nacional.
A intenção é trabalhar de forma articulada, como prevê o Suasa (Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária), articulando o nível Federal, com o nível Estadual (Iagro) e o Serviço Municipal nesses casos, em função do projeto que são municípios consorciados.