Defesa e inspeção agropecuária: Novo modelo de gestão começa a ser implantado na Agência de MS

Categoria: Geral | Publicado: quarta-feira, abril 26, 2017 as 14:42 | Voltar

Redimensionamento de Recursos e Planejamento Estratégico da agência é apresentado e recebe contribuições dos regionais

Campo Grande (MS) – Nesta quarta e quinta-feira, dias 26 e 27 de abril, os coordenadores regionais da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) juntamente com outros três servidores de suas unidades, participam em Campo Grande de um Workshop para dar inicio a implantação do projeto de redimensionamento das áreas de atuação das Unidades Veterinárias Locais (UVLs) em defesa sanitária no Estado.

Workshop de regionais na Iagro, em Campo Grande

A padronização dos processos e a otimização do tempo dispensado para cada atividade desenvolvida nas unidades é o principal foco do projeto que foi desenvolvido segundo o Diretor Presidente da Agência, Luciano Chiochetta, com base em estudos nas áreas de governança, sustentabilidade, controle e ainda organização e gestão das atividades de responsabilidade da agência. “Todos os setores foram envolvidos na elaboração do projeto. A experiência do dia a dia na agência serviu para balizar nossas ideias”. Comentou.

“Trabalhamos continuamente em busca da excelência das ações de defesa e inspeção agropecuária no Estado. Somos modelo para o País em vários setores, e isso é resultado de um trabalho realizado de forma integrada e descentralizada”, observa o diretor-presidente.

Mais de quarenta participantes, representando vinte e seis municípios do Estado, irão contribuir com a estratégia de implantação do projeto de redimensionamento de recursos e planejamento Estratégico e ainda com o desenvolvimento do plano de reestruturação da rede física da Agência, e terão nos dois dias um treinamento de aperfeiçoamento do uso do GPS e do programa TrackMacker, ferramentas de mapeamento utilizadas no dia a dia das ações de defesa. O treinamento acontece sob o comando do Fiscal Agropecuário Francisco Bezerra Neto.

Workshop de regionais na Iagro, em Campo Grande

Para Arceno Attas, fiscal estadual agropecuário do município de Glória de Dourados, que participa representando uma unidade regional, encontros como esse são fundamentais para que a agencia mantenha os patamares de excelência dos serviços prestados a comunidade. “Em Glória [de Dourados] temos próximo de sessenta barracões de suinocultura e cinquenta de avicultura. Com a utilização de ferramentas de mapeamento que nos permite controlar as atividades por quadrante, como essa que estamos utilizando agora, ganhamos em agilidade nas ações de fiscalização e, mais importante ainda, quando da identificação da necessidade de alguma intervenção seremos ágeis o bastante para evitarmos transtornos maiores”.  Explicou.

Workshop de regionais na Iagro, em Campo Grande

No primeiro dia de workshop estão programadas a apresentação do projeto, separação dos grupos de trabalho por regional, treinamento com novas ferramentas tecnológicas e atualização de programas. Ao final do dia acontecem as apresentações das contribuições de cada grupo.

Para o segundo dia de trabalho estará em pauta o planejamento das ações de defesa sanitária animal, com foco na Instrução de serviço DDSA de numero 006/2015 e realizadas as últimas apresentações dos regionais.

A Iagro

Órgão executor das políticas defesa e inspeção agropecuária do Estado, regida por normas e leis Estaduais e Federais, a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro)  é vinculada a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) e tem como Atribuições Básicas, a execução das políticas defesa e inspeção agropecuária, dos programas sanitários federais e estaduais, realizar ações para diagnósticos de doenças e pragas, análise de alimentos, solos e sementes, inspeção de produtos agropecuários, comércio de insumos, controle de trânsito, sistemas de informações e controle de aglomerações de animais, além de atividades voltadas a educação sanitária de modo geral.

Kelly Ventorim, Iagro/Semagro

Publicado por: